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19/12/2007 - 11:49

Leilões no setor de transportes despertam otimismo mundial

A expectativa de investimento de R$ 8 bilhões; o andamento do PAC e a efetivação de PPPs com o sucesso do leilão das Rodovias Federais do Sul e Sudeste animam o mercado mundial.

O sucesso do leilão que privatizou sete trechos (2.600 km em total) de rodovias Federais das regiões Sul e Sudeste do País deixou o mercado mundial animado com a determinação do atual governo em relação às PPPs – Parcerias Público Privadas. Se antes havia dúvida, agora os freios foram removidos. Com a realização do leilão (esperado há anos), o governo deu um passo concreto ao abrir as portas para o investimento privado na área de transporte e infra-estrutura.

Para Sebas van den Ende, presidente da Real Alliance, uma companhia brasileira de origem holandesa, que recentemente lançou a TranspoQuip Latin America 2008 – exposição internacional de infra-estrutura de transportes que acontece em setembro 2008 em São Paulo (www.transpoquip.com), o resultado do primeiro leilão de privatização das rodovias é um bom termômetro da postura internacional: a grande concorrência, cuja principal vencedora foi a espanhola OHL, derrubou os preços dos pedágios. De fato, na Fernão Dias, o valor será de R$ 0,99, quatro vezes menor que a média em rodovias federais.

Além do otimismo internacional, o sinal do governo e o leilão de 2,6 mil quilômetros de estradas colocam em marcha um crescimento em cadeia. A prova deste movimento está no crescente interesse de empresas estrangeiras como os grupos espanhóis OHL e Acciona. O PAC somado a fatores como dimensão territorial e potencial de crescimento econômico do Brasil favorecem o setor de transportes e atraem investimentos estrangeiros, especialmente em infra-estrutura. Diversas empresas internacionais sinalizaram interesse em participar dos negócios da ordem de R$ 34 bilhões que irão ser canalizados para a modernização das rodovias, além dos R$ 13 bilhões para os portos, R$ 3 bilhões para os aeroportos e R$ 8 bilhões para os sistemas de metrô dos Estados.

O investimento em transportes no Brasil é imprescindível. Uma possível omissão do Governo seria vista de forma muito negativa. Mas, vários indicativos como a construção de um novo aeroporto em São Paulo; o início dos entendimentos para construir a ferrovia que vai ligar o Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá, no Paraná, sinaliza que as medidas estão saindo do papel. A expectativa é que caminhem a passos largos e firmes, principalmente a partir das projeções de investimentos do PAC para os diversos modais de transporte, o que segundo especialistas deve atrair dinheiro estrangeiro.

Para se ter uma idéia, o objetivo do governo brasileiro é construir 2.500 quilômetros de ferrovias até 2010. No modal hidroviário, além de melhorias em 12 portos, o Plano prevê a construção de 67 portos fluviais e da eclusa Tucuruí. No modal rodoviário, as ações incluem a construção de 6.876 quilômetros; a duplicação de 3.214 e a recuperação de 32 mil quilômetros de rodovias federais, além da instalação de dispositivos de segurança e de postos de pesagem. Para execução, o DNIT deve investir R$ 8 bilhões, ainda neste ano.

Neste contexto, um evento de porte internacional na área de infra-estrutura de transportes é essencial para reunir diversos segmentos do mercado de transporte, além de contribuir para discussões que tragam saídas mais efetivas, a partir de um verdadeiro “benchmarking” mundial. A junção de inteligência, indústrias e Governo, na área de infra-estrutura dos quatro modais do transporte num mesmo local, sem dúvida, vai impulsionar a geração de negócios importantes para o país. “A TranspoQuip vai trazer para a mesa de debates assuntos relevantes como segurança; gestão e conforto do usuário”, comenta o executivo da Real Alliance e acrescenta: “o leilão foi um grande passo no que será uma onda de privatizações. Como conseqüência tanto os co! ncessionários quanto o governo estão e estarão na procura de nova tecnologia. O último em inovação tecnológica do Brasil e do exterior estará presente no Transpoquip”.

Nesta primeira etapa de privatização das rodovias federais, a Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) leiloou sete trchos das rodovias Transbrasiliana; BR-393; BR-101; Fernão Dias; Mercosul e dois da Régis Bittencourt. Uma das condições as serem cumpridas pela concessionária OHL, é o investimento de R$ 25 bilhões em tecnologia nas rodovias.

TranspoQuip Latin America 2008, de 9 a 11 de Setembro de 2008 – São Paulo Expo Center Norte | www.transpoquip.com.br – Tel 21-3717-4719 – [email protected]

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