Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2007 - 11:50

Os cinco níveis de influência


Cedo ou tarde somos chamados a desempenhar um papel de liderança em alguma arena de nossas vidas, afirmam Chris Brady e Orrin Woodward. Uns grandiosos, outros menores. Melhorar nossa capacidade de liderar requer mudanças às vezes dramáticas para alguns, ou muito fáceis para outros. O essencial é saber aperfeiçoar as habilidades de liderança que existe em cada um de nós. Chris e Orrin são consultores, donos de uma empresa multimilionária focada no desenvolvimento da liderança no contexto do comércio eletrônico via Internet. Nas suas andanças por diversas corporações na América do Norte, ambos notaram que a maior parte das pessoas e até mesmo das empresas percebem pouco o grande potencial de liderança que existe em sua volta ou em si mesmos.

“Inúmeras vezes vimos pessoas que descobrem esse potencial e conquistam coisas que nunca acreditaram ser possível assim que aprendem a assumir responsabilidade pela liderança. Os resultados foram revolucionários”, ressaltam os autores de Os cinco níveis de influência — um plano de cinco etapas para criar e manter uma sólida liderança nas organizações, que está sendo lançado pela Editora Campus-Elsevier.

No livro, Chris e Orrin defendem a tese de que liderança é mais importante do que uma boa gerência. “Liderança tem a ver com fazer as coisas certas; gerência tem a ver com fazer essas coisas da maneira certa. A liderança precisa vir antes. Portanto, esteja você abrindo uma nova empresa ou revolucionando uma empresa já existente, Os cinco níveis de influência são os primeiros passos para o sucesso, e também os mais importantes”, destacam. Os autores apresentam esses níveis numa ordem crescente para ilustrar o efeito “crescente” da capacidade de liderança. Para eles, liderar é influenciar – nada mais, nada menos. E a liderança precisa ser conquistada. Ela não é atribuída, indicada ou concedida. “Liderança é a capacidade de influenciar os outros em uma direção produtiva e voltada a uma visão, o que pode ser realizado por meio do exemplo, convicção e caráter do líder”, afirmam Chris e Orrin.

O aprendizado é o primeiro nível de influência. Os líderes, destacam, precisam se apaixonar por aprender. Resistir à tentação de ser excessivamente críticos e opor-se ao fato de ter algo a aprender. O líderes aprendem com treinadores e mentores. Aprendem com processos, com livros. “Se o líder quiser sobreviver, o aprendizado precisa se tornar um estilo de vida consistente”, garantem os autores. Desempenho é o segundo nível de influência, quando começam as realizações. Agora a prioridade é marcar gol, bloquear jogadas e tornar-se o principal jogador do time. É o desempenho que vai dar ao líder credibilidade e influência. “Só quando nosso desempenho se destaca é que os outros nos dão permissão realmente para liderar”, diz Chris Brady.

O terceiro nível de influência é a liderança em si, como aumentar sua liderança por meio da liderança de outras pessoas. “Os líderes entendem que os resultados vêm por intermédio do esforço de equipe, por exemplo. Mas sabem que o trabalho de líder nunca termina”. No nível quarto de influência, os líderes aprendem a influenciar não apenas por meio de um grupo de seguidores , mas pelo desenvolvimento e pela eficiência de outros líderes. Quando o líder começa a desenvolver líderes, aí sim, ele entra no quinto estágio dos Cinco níveis de influência. Nesta fase, o legado será levado adiante. A influência do nível cinco, dizem Chris e Orrin, definiu na História movimentos e idéias que ecoaram ao longo de gerações, “causando um impacto profundo no mundo”.

Editora Campus-Elsevier, formato: 16 x 23 cm, 272 páginas, por R$ 69,90.

Autor- Chris Brady é formado em Engenharia Mecânica pela Kettering University, tem mestrado em sistemas de engenharia de produção pela Carnegie Mellon University. Fez sua dissertação de mestrado na Toyohashi University, no Japão.

Orrin Woodward formou-se em Engenharia de Produção na mesma universidade de Brady, a Kettering. Fez Administração de Empresas pela Universidade de Michigan, e recebeu o exclusivo National Benchmarking Award pela análise de produtos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira