Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2014 - 02:31

PCH Anhanguera incentiva Educação Ambiental ao inaugurar sala especializada em São Joaquim da Barra


No novo espaço, será oferecida educação ambiental aos mais diversos públicos do município, que conta com 49.259 habitantes. Sala foi inaugurada em parceria com a Prefeitura de São Joaquim da Barra (SP). A usina hidrelétrica PCH Anhanguera gera cerca de 18% da energia utilizada pela Volkswagen do Brasil.

A PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica) da Volkswagen do Brasil reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao construir a “Sala de Educação Ambiental Vereador Carlos Messias de Miranda”, na cidade de São Joaquim da Barra (SP), que acaba de ser inaugurada em parceria com a Prefeitura municipal. No novo espaço, localizado no “Parque do Trabalhador Orlando Olivatto”,Rua Hermes Duque de Faria, s/nº, Residencial Espigão, São Joaquim da Barra, serão oferecidas atividades relacionadas à sustentabilidade ambiental, como preservação do meio ambiente, além de palestras sobre assuntos diversos, entre os quais cidadania, civilidade, entre outros temas educativos.

Toda comunidade de São Joaquim da Barra, cidade que conta com área territorial de 410 Km² e 49.259 habitantes, será beneficiada pelas diversas atividades programadas para o espaço. Com 165 m² de área construída, incluindo um salão para reuniões com capacidade para 90 pessoas, o espaço inclui ainda salas para gerência e almoxarifado. A sala também está preparada para receber modernos sistemas de projeção e comunicação.

“A parceria entre a PCH Anhanguera, da Volkswagen do Brasil, e a Prefeitura de São Joaquim da Barra é fundamental para o benefício da comunidade. Com a construção da Sala de Educação Ambiental na cidade, a Volkswagen do Brasil demonstra seu compromisso com questões relacionadas à sustentabilidade. No novo espaço, a população será conscientizada sobre a importância de preservar o meio ambiente e sobre temas educativos diversos, entre os quais cidadania e civilidade. Essas informações com certeza farão uma diferença positiva na vida da comunidade, que poderá contribuir, agora e no futuro, com um planeta cada vez melhor”, afirma o gerente-executivo responsável pelo projeto de PCH (Pequena Central Hidrelétrica) da Volkswagen do Brasil, Michael Lehmann.

A cerimônia de inauguração, realizada no sábado [31/05], contou com as presenças do prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo de Paula Mian; do supervisor da área de PCH Energia da Volkswagen do Brasil, Edgar Nobuo Kataoka; do gerente de operações da PCH Anhanguera, Luís Antonio Ribeiro, entre outras autoridades. “É com muita satisfação e alegria que entregamos a Sala de Educação Ambiental de São Joaquim da Barra, um espaço que contribuirá com o desenvolvimento da comunidade e do município. A PCH Anhanguera trabalha para gerar energia e também sustentabilidade”, afirmou Edgar Nobuo Kataoka.

A PCH Anhanguera também é conhecida como Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.). A usina é resultado da parceria entre a Volkswagen do Brasil, a Seband e a Pleuston.

PCH Anhanguera gera cerca de 18% da energia consumida pela Volkswagen do Brasil -A PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica) da Volkswagen do Brasil foi inaugurada em março de 2010 no rio Sapucaí, um afluente do rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo. A usina gera cerca de 18% da energia consumida pela Volkswagen do Brasil e já possibilitou que a empresa aumentasse a utilização de energia renovável de 86% (antes de sua inauguração) para 93,55%.

O investimento na geração de energia limpa é uma iniciativa pioneira da Volkswagen entre as montadoras instaladas no Brasil. A PCH Anhanguera trabalha com três turbinas, com potência instalada de 22,68 MW, com capacidade para gerar aproximadamente 120.000.000 KWh/ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes (número semelhante ao de moradores de São Joaquim da Barra).

Créditos de Carbono-A PCH Anhanguera recebeu em 2012 a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU) para seu projeto de Certificação de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono. O certificado atesta que a usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Projetos ambientais da PCH Anhanguera-Antes mesmo da construção da PCH Anhanguera, a Volkswagen do Brasil concentrou esforços para minimizar impactos ambientais. As ações desenvolvidas no entorno da obra contribuíram com a preservação da fauna local e recuperaram a mata nativa, permitindo o perfeito equilíbrio ecológico da região.

Na área da Pequena Central Hidrelétrica, foi construído um viveiro com 720 m², capaz de produzir até 300 mil mudas de árvores nativas por ano, que são utilizadas para plantio nas áreas de preservação permanente. Cerca de 126 espécies foram catalogadas e cerca de 500 mil árvores foram plantadas para proteger e sombrear o lago. Ao longo do reservatório da PCH Anhanguera, foram reflorestados mais de 120 hectares de mata ciliar.

Durante o processo de catalogação das espécies vegetais, foi encontrada uma espécie de bromélia, a Aechmea setigera, que era considerada "presumivelmente extinta". O último registro de ocorrência da espécie era de 1936. Na PCH, ela foi resgatada e preservada.

Um Centro de Triagem de Animais Silvestres foi criado, durante a construção da PCH Anhanguera, para exames laboratoriais e quarentena de espécies encontradas nas áreas ligadas à usina. Até hoje, os animais da área são monitorados. Para acompanhar o ecossistema da região, foi iniciado também o Programa de Conservação e Monitoramento da Fauna de Vertebrados Terrestres. O corredor de biodiversidade criado pelo replantio e preservação das espécies permite que os animais circulem livremente, contribuindo com o equilíbrio natural.

Para garantir a reprodução no rio Sapucaí, foi construída a 'Escada de Peixes', acoplada à barragem da PCH Anhanguera, a qual possibilita que as espécies subam o rio na Piracema, que é a época de desova. O monitoramento da qualidade da água é outra preocupação constante.

Projetos sociais da PCH Anhanguera-Na área social, canteiros de obras da PCH Anhanguera foram transformados em salas de aula. Foram gerados aproximadamente 500 empregos diretos e 5.000 indiretos no período da construção, sendo que a mão de obra regional foi privilegiada, gerando renda na comunidade.

A Fundação Volkswagen, que há 34 anos é responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil, desenvolveu três de seus projetos de Educação (“Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”) nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, beneficiando 18.487 estudantes, 236 educadores e 77 instituições, de 2005 a 2011.

O projeto “Brincar” forma educadores no desenvolvimento e resgate de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com crianças. O “Entre na Roda” promove a formação de educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem em escolas e comunidades, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos. Por meio do projeto “Entre na Roda”, a Fundação Volkswagen doou 6.400 livros às escolas e instituições de Guará e São Joaquim da Barra cujos profissionais participaram da formação, com o objetivo de auxiliar na implementação de rodas de leitura e outras atividades orientadas pelo projeto.

O “Estudar pra Valer!”, por sua vez, formou educadores para alcançar a melhoria na qualidade de aprendizagem dos estudantes, em especial das capacidades de leitura e escrita. O projeto distribuiu material didático aos alunos e professores, com sugestões de atividades para serem trabalhadas em sala de aula.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira