Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2014 - 09:19

Obras do Parque de Ciclismo do Complexo do Alemão entram em fase final


Previsão é de que a maior pista olímpica da América Latina seja inaugurada em até 30 dias.

A última fase das obras do projeto Bike Park, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, está avançando e deve ser concluída em até 30 dias. No local, ciclistas nacionais e internacionais vão desfrutar da maior pista olímpica da modalidade da América Latina. A iniciativa, que conta com investimento de R$ 3 milhões, faz parte do projeto Travessia, parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a Light, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Instalado na Pedra do Sapo, no alto da Serra da Misericórdia, o parque terá pistas de alto padrão para a prática de downhill, BMX, cross country e free style. O Bike Park conta com 4,5 mil metros quadrados de área construída, sendo 1,1 mil de pavimentação. O local ainda terá um galpão, onde serão instaladas duas escolinhas das modalidades BMX e cross country, com um total de 256 alunos de 6 a 17 anos. Atletas de alto rendimento também poderão usar as pistas para treinamento.

Thiago Valim, engenheiro responsável pelas obras, afirmou que a estrutura do local já está em fase final e o acesso, que começa na estação do teleférico do Alemão, também passará por intervenções, como construção de rampas e pavimentação.

“ Nesta semana, vamos começar a dar atenção à parte interna, como piso, parte hidráulica e elétrica. Durante todo o tempo, após a inauguração, o projeto estará recebendo melhorias e retoques”, explicou o engenheiro.

Atleta local -Idealizador do projeto e do circuito Favela Bike Parque, competição de ciclismo que ocorre desde 2010 em comunidades pacificadas, Daniel Barcinski está acompanhando de perto a construção do espaço. Segundo ele, o empreendimento vai gerar cerca de 80 empregos diretos para moradores da comunidade.

“Não tenho dúvidas que nas Olimpíadas de 2020 teremos um atleta campeão oriundo desta comunidade. Teremos uma infraestrutura inspirada nos mais modernos parques de ciclismo do mundo. Estamos selecionando os melhores profissionais do país para dar aulas no espaço. Além do treinamento específico, cada criança terá sua bicicleta, uniformes e equipamentos de segurança. Além disto, vamos oferecer acompanhamento educacional e social aos jovens, como reforço escolar”, disse Daniel.

Ainda de acordo com Daniel, o espaço terá áreas de convivência e lazer, além de uma praça, de onde será possível contemplar a vista da cidade.

Leandro Pereira, de 32 anos, nasceu no Complexo do Alemão. Começou as primeiras pedaladas profissionais na modalidade downhill há dois anos e já participou de campeonatos estaduais.

“Todo dia estarei aqui para treinar. Acho que será bem bacana, pois vai incentivar crianças e jovens. Alguns podem até se tornar atletas profissionais e levar o nome do Alemão para fora do país “,afirmou Leandro.| Clarissa Barcellos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira