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06/06/2014 - 07:14

Porto de Santos atenderá dois navios para a Copa do Mundo

MSC Divina e Monarch vêm ao Brasil para temporada especial do Mundial.

O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini do Porto de Santos está em clima de Copa do Mundo e se prepara para receber os navios que virão ao Brasil para acompanhar a competição. O MSC Divina chega no próximo dia 07 de junho, vindo de Miami, nos Estados Unidos, e atraca nos trechos 1 e 2 do Cais de Outeirinhos, obra recentemente concluída pelo Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Copa). Essa será a primeira atracação que ocorrerá no novo cais. O terminal de cruzeiros marítimos também receberá o Monarch, da Pullmantur.

Com o intuito de garantir o sucesso da operação e a segurança dos turistas durante a Copa do Mundo, foram realizadas reuniões com a Polícia Federal, Receita Federal, Marinha do Brasil, Polícia Cívil, Polícia Militar, Codesp e a Prefeitura Municipal de Santos.

Nesta primeira atracação o MSC Divina não trará torcedores do exterior para a Copa, mas 1.700 brasileiros em retorno de viagem internacional. Entretanto, a vinda do transatlântico abre a temporada de cruzeiros da Copa em Santos.

Perfil - O MSC Divina, que pertence à mesma classe do MSC Preziosa, estará fretado por uma empresa mexicana. Até o dia 16 de julho o navio ficará na Costa Brasileira e na primeira fase atracará nos portos próximos as cidades dos jogos do México com, aproximadamente, 3 mil passageiros.

Serão 3 escalas no Porto de Santos e na segunda fase, dia 07 de julho, o navio fará dois pernoites. A última atracação do Divina será no dia 16 de julho.

Na primeira escala, 07 de junho, o Terminal de Cruzeiros Marítimos do Porto de Santos estará totalmente alfandegado por conta do desembarque internacional. Assim, o acesso às instalações estará restrito aos passageiros que desembarcam e aos prestadores de serviços devidamente cadastrados.

A entrada no pátio do Terminal será permitida somente aos ônibus regulamentados e cadastrados, a exemplo do que já ocorre nas temporadas de cruzeiros marítimos, e táxis credenciados pela CET.

Estes procedimentos também serão adotados nas outras duas atracações do MSC Divina.

Monarch – Pullmantur: o navio trará torcedores chilenos a bordo e ficará no berço de atracação do Terminal de Cruzeiros Marítimos, entre os dias 22 e 25 de junho, somente com passageiros em trânsito. Durante este período, só poderão circular pelo Terminal os passageiros e prestadores de serviços cadastrados pelo navio e terminal.

Os mesmos procedimentos de controle de acesso ao pátio serão realizados com cadastramento de empresas regulamentadas de transfer.

O novo cais -Principal obra portuária executada no país com recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado cais da Copa recebe neste dia 07 de junho a primeira embarcação, o transatlântico MSC Divina.

O trecho concluído para o evento da Copa 2014 compreende a extensão entre o canal 4 e as imediações do terminal TGrão, com 512 metros. Com a entrega da obra, o Tgrão passa a operar seus navios a partir do novo cais para que o empreendimento prossiga até o Terminal de Cruzeiros Marítimos (Concais), totalizando, então, 779 metros de cais.

O projeto, que permitirá o aprofundamento do cais para –15 metros, contemplará a nova instalação com o que há de mais moderno em infraestrutura portuária, como sistemas de captação de águas e coleta para tratamento, novas defensas, cabeço duplo, rede elétrica em alta e média tensões, iluminação pública, entre outros recursos.

Destaca-se o ganho logístico que a ampliação da capacidade para atracação de navios de passageiros naquele trecho, em sequência, trará à margem direita do Porto, eliminando conflitos de tráfego provocados pelo deslocamento de passageiros de berços distantes do Terminal de Cruzeiros Marítimos.

As obras de construção e adequação para alinhamento do Cais de Outeirinhos foram iniciadas em 30 de agosto de 2012 e são compostas de sete segmentos, totalizando 1.283 metros de extensão, com valor contratado de R$ 287,2 milhões. O novo cais foi projetado para operação de diversos tipos de carga, com profundidade de até -15 metros

Devido às necessidades de adaptação da execução do empreendimento com as operações do Porto de Santos, as obras foram divididas em 2 fases, sendo a primeira com 779 metros (segmentos 1 ao 4) e a segunda com 504 metros (segmentos cinco ao sete).

Ainda neste mês de junho, o terminal T-Grão inicia suas operações de embarque de grãos no novo cais, possibilitando a continuidade da obra em um trecho de mais 267 metros relativo aos segmentos 3 e 4.

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