Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2014 - 07:18

Instituto COI realiza I Simpósio de Dor Oncológica no Rio de Janeiro

Mais de 20 especialistas das mais variadas áreas de Oncologia apresentam o que há de mais eficaz entre medicamentos e novos protocolos. Evento gratuito acontece no dia 07 de junho (sábado), na Barra (RJ), para médicos e estudantes de Medicina

No Brasil, 70% dos pacientes com câncer em estágio avançado têm dor forte e, de acordo com o coordenador da Clínica de Dor Oncológica do Grupo COI, Dr. Paulo Renato Fonseca, o País, lamentavelmente, subtrata o problema, que traz ainda mais sofrimento aos doentes. Para orientar os profissionais que lidam diariamente com os desafios do tratamento nos pacientes com câncer, o Instituto COI promove, no dia 07 de junho (sábado), das 8h às 17h, seu I Simpósio de Dor Oncológica, que é também o primeiro evento deste segmento realizado pelo setor privado de saúde do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de mais de 20 especialistas e será realizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no auditório MD.X. Oncologistas, hematologistas, radioterapeutas, anestesistas, neurologistas, ortopedistas, fisiatras e neurocirurgiões integram o público-alvo desses debates.

O também anestesista Dr. Paulo Renato afirma que o encontro trará novidades sobre medicamentos e tratamentos. Uma delas é a lidocaína transcutânea, um adesivo plástico para colar na pele e aliviar a dor em pacientes com neuralgia pós-herpes. "Este medicamento já tem seu uso consagrado internacionalmente e somente agora será aprovado no Brasil", comenta, acrescentando que no Grupo COI a dor é tratada com prioridade, pois a equipe trabalha os relatos com uma equipe especializada, para não deixar o paciente sofrer. "Mas, infelizmente, esta não é uma realidade na maior parte dos hospitais brasileiros", explica o médico. Outras novidades, segundo ele, são o tratamento da metástase óssea através de Radiofrequência e cimento ósseo; outro medicamento para metástase óssea, chamado Radio 223, desenvolvido pela medicina nuclear; os bloqueios analgésicos neurolíticos e a radioterapia no tratamento da dor.

O simpósio receberá médicos especializados de todo o Brasil, como o Dr. João Batista Garcia, professor e doutor em Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos da Universidade Federal do Maranhão; o Dr. Luciano Braun, diretor da Academia Latino Americana de Médicos Intervencionistas em Dor; e o Dr. Leandro Braun, presidente do Comitê de Técnicas Intervencionistas da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor) — sendo estes dois últimos de Recife.

O I Simpósio de Dor Oncológica do Grupo COI recebe apoio da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) e da Associação de Dor do Estado do Rio de Janeiro (ADERJ). O evento é uma iniciativa do Instituto COI de Pesquisa, Educação e Gestão. As aulas são para médicos e estudantes de Medicina. As vagas são limitadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira