Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2014 - 07:18

OMS aprova resolução que coloca psoríase em foco

A doença, que afeta mais de 125 milhões pessoas no mundo, entrou para o rol da organização para combate do estigma sofrido pelos pacientes.

São Paulo– A Organização Mundial da Saúde, OMS, aprovou no final de maio uma resolução histórica para combater o estigma sofrido pelas pessoas com psoríase, uma doença cutânea crônica que afeta mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. É a primeira vez que uma resolução independente sobre psoríase esteve na agenda da Assembleia Mundial de Saúde.

A resolução reconhece que a psoríase pode apresentar sérias implicações físicas e psicossociais para o paciente. O objetivo da OMS com essa ação é promover a desestigmatização da doença por meio do aumento do conhecimento sobre ela para a população. O documento contém uma série de pontos que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a psoríase em todo o mundo.

“Essa resolução da OMS é um marco para os pacientes com psoríase, um desenvolvimento inovador, que é um sinal claro de que a doença finalmente avançou no foco da saúde internacional”, diz a Dra. Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Do ponto de vista prático, a resolução encoraja os 194 países signatários da OMS a tomar decisões para combater o estigma que muitas vezes está associado a esta doença crônica séria. Para o especialista Dr. Lincoln Fabrício, os pacientes podem esperar por melhor acesso à informação: “Não somente sobre psoríase, mas, crucialmente, também às doenças relacionadas e questões sócio-psicológicas que podem enfrentar”, comenta.

“Esperamos que esta resolução ajude preencher as lacunas na pesquisa sobre psoríase e pavimentar o caminho para uma melhor qualidade de vida para os pacientes com psoríase. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo desta resolução no futuro”, comenta Gladis Lima da Psoríase Brasil, associação nacional dos portadores de psoríase.

Adicionalmente, a resolução estabelece que a OMS entregue um relatório global sobre psoríase em 2015. O relatório incluirá a incidência e predominância da doença e identificará abordagens bem sucedidas para integrar seu tratamento nos serviços existentes.

A psoríase pode ser controlada por meio de tratamento e orientação médica, a partir de um diagnóstico correto. “Estimamos que apenas 5% dos pacientes que tem psoríase estão em tratamento no Brasil. Nosso intuito é aumentar esse número – a doença é carregada de estigmas e essa ação é crucial para que a população esteja corretamente informada”, diz a Dra. Denise Steiner.

Mais sobre a psoríase-A psoríase é uma doença inflamatória, crônica da pele e não contagiosa, que afeta cerca de dois milhões e meio da população brasileira. É caracterizada pelo aparecimento de manchas avermelhadas e descamações na pele, acomete cerca de 1% a 3% das pessoas em todo o mundo e pode aparecer nos joelhos, cotovelos, tronco, couro cabeludo e unhas.

Embora a psoríase tenha uma causa ainda não conhecida, sabe-se que a descamação ocorre porque as células da pele se reproduzem com muita rapidez: a doença faz com que as pessoas renovem a pele em dois ou três dias, quando a média é em 28 dias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira