Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2014 - 08:40

O Brasil carece de infraestrutura e pessoal qualificado para produção de biológicos, diz coordenadora da ABDI

Durante o VI Fórum Nacional de Inovação Tecnológica na Área de Saúde no Brasil, realizado no dia 05 de junho (quinta-feira), no Senado, a coordenadora de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Maria Sueli Felipe, lembrou que biotecnologia é uma tecnologia cara, lenta e de alto risco agregado. Na ocasião, ponderou a importância de se criar uma estratégia nacional e com objetivos coerentes para amenizar os problemas que envolvem o processo de desenvolvimento de novas tecnologias em saúde: “precisamos catalisar e acelerar o processo de inovação no setor”.

Com experiência acadêmica de 35 anos na Universidade de Brasília, Maria Sueli considera que um desafio que deverá ser enfrentado nas PDPs é a falta de recursos humanos com formação e competência em engenharia de bioprocessos; hoje os maiores desafios nesta área são a infraestrutura industrial para a rota biotecnológica e a falta de recursos humanos capacitados no Brasil. “Provavelmente teremos que, em um primeiro momento, importar pessoal qualificado nesta área para atender a demanda das indústrias de produção de biológicos”, finalizou.

Em paralelo ao fomento do Governo Federal à inovação, por meio de programas que vão de encontro ao crescimento econômico e ao desenvolvimento tecnológico do país, o VI Fórum Nacional de Inovação Tecnológica na Área de Saúde no Brasil, reuniu em Brasília, parlamentares e representantes do governo, de instituições de P&D e da iniciativa privada. Temas como complexo produtivo, pesquisas clínicas e incorporações tecnológicas, o papel estratégico dos laboratórios públicos nacionais, foram amplamente debatidos.

O evento também contou com participação dos deputados federais Izalci Lucas (PSDB-RS) e Dr. Marco Ubiali (PSB-SP); da assessora técnica da Secretaria de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Priscila dos Santos; do representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Leandro Safatle; do presidente da Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB), Júlio Felix; do superintendente de Regulação Econômica e Boas Práticas Regulatórias da Anvisa, Gustavo Trindade da Silva; do diretor substituto do Instituto Butantan (SES/SP), Marcelo De Franco; e do gerente do Departamento de Fármacos e Biotecnologia da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Rafael Paganotti Figueiredo. A sexta edição do fórum contou ainda com moderação do conselheiro do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), João Sanches. O evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com apoio do Governo Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira