Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2007 - 12:27

Carros sócio-ambientais

Preocupadas com o futuro do planeta, montadoras investem em veículos ecologicamente corretos. A meta é diminuir a emissão de gases poluentes, mas sem perder o estilo e a potência.

Brasília – Sabe-se que os veículos são responsáveis por 70% da emissão de poluentes nos grandes centros urbanos. Para minimizar o impacto do aquecimento global, as nações industrializadas, por meio do Protocolo de Kyoto, se comprometeram a reduzir até 2012 as suas emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 5%.

Não é à toa, portanto, que a preocupação ambiental promete ter destaque nos eventos automotivos, já que o grande desafio da humanidade para os próximos anos é promover desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente. Pensando nisso, as montadoras de veículos resolveram apostar alto em carros ecologicamente corretos.

Os utilitários leves, os esportivos e as picapes estão entre os modelos que mais possuem tecnologias voltadas para a preservação do meio ambiente. A Mahindra, marca indiana de veículos 4x4, por exemplo, acaba de lançar o Scorpio nas versões picape cabine simples, cabine dupla e utilitário esportivo. O três modelos possuem um motor “verde”, por reduzir a geração de resíduos na queima de combustível.

Considerado o que há de melhor em tecnologia diesel, o motor, além de preservar o meio ambiente, é potente e econômico. O diretor da concessionária da marca em Brasília – Mahindra Govesa -, Estênio Tibério Pereira da Costa, diz que o nível de poluição sonora e ambiental também é mínimo. “A empresa obedece à norma Euro III e se prepara para adotar a Euro IV, seguindo o padrão mais rígido no combate à emissão de poluentes”, diz.

A concessionária foi inaugurada recentemente em Brasília. A montadora responsável pela vinda dessa marca para o Brasil é a Bramont, sediada no Pólo Industrial de Manaus. A Mahindra é uma empresa de classe mundial, com negócios em diversos países, como Itália, França, Espanha, Sérvia, África do Sul, Estados Unidos e, agora, Brasil. Até o próximo ano, a marca terá cerca de 25 concessionárias em todo o país. Em um período de três a cinco anos, a estimativa é de que a Mahindra tenha 80 autorizadas, aproximadamente.

Sobre o Grupo Govesa – Inaugurada em 1942, mas com o nome de Eletro Mecânica Importadora de Goiás Ltda, a Govesa, hoje, é um grupo de empresas divididas em vários setores tais como construtora, consórcio, corretora de seguros, locadora e trading. Entre os que mais se destaca está o de revenda de veículos que trabalha com marcas multinacionais, como a Volkswagen, Toyota Hyundai, Yamaha e Sundown Motors.

Perfil da Mahindra - O grupo Mahindra surgiu em 1945 e, atualmente, figura entre os cinco maiores fabricantes de tratores e máquinas agrícolas do mundo, além de se destacar no segmento de utilitários. Ele atua em diversos ramos da economia indiana, como serviços financeiros, componentes automotivos e tecnologia da informação. Com um faturamento de mais de U$ 4 bilhões em 2006, emprega, atualmente, mais de 40 mil pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira