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19/12/2007 - 12:32

Inovar – uma maneira de alcançar o sucesso

Conheço muitas pessoas que se tornaram empreendedoras, por vocação ou por necessidade. No decorrer das histórias, muitas alcançaram um patamar de estabilidade financeira: não quebraram, mas não cresceram como poderiam. Esse ponto é um divisor de águas entre quem é empreendedor de fato e quem vai garantir apenas a sobrevivência de seu negócio.

Apostar em inovação é muito importante para quem deseja permanecer e crescer em qualquer mercado. Sempre tive experiências positivas nesse sentido na Petink, empresa que, após 18 anos, especializou-se em impressões de grandes formatos. No começo produzíamos camisetas personalizadas e pequenos adesivos, até atingirmos o patamar de estabilidade que já disse anteriormente; o que não significa grandes salários e sucesso financeiro, pelo contrário, tinha um segundo emprego para conseguir manter as contas em dia. Para dar o "pulo do gato", decidimos diversificar os produtos e serviços oferecidos aos nossos clientes.

Estudar o mercado de serigrafia e planejar ações que poderiam levar a empresa ao sucesso foi decisivo. Aprendi que depois de ter posto tudo no papel, é chegada a hora de pôr em prática o sonho. Tomar decisões agressivas, como foi quando mudamos da garagem de casa para um galpão e ainda realizamos a contratação de trinta funcionários de uma única vez. Isso é algo que pode ser feito pelo empreendedor. Na época, fizemos o que parecia impossível: produzir dezenove vezes mais do que nossa capacidade. Muitos me perguntam se não tive medo de arriscar, mas como diz o ditado "quem não arrisca, não petisca". Depois disso surgiram as oportunidades de dar continuidade ao crescimento.

Hoje, temos uma equipe de criação, voltado ao nosso mercado e a outros nichos de negócios, onde a Petink possa desenvolver um trabalho positivo e abrir novos horizontes. Busco sempre identificar gaps nos mais diferentes mercados; vislumbrar produtos que teriam demanda, mas que ainda não são produzidos, ou são de maneira precária. Exemplo disso são os displays que desenvolvemos para consultórios médicos. Com ações desse tipo é possível aproveitar da melhor maneira a capacidade de produção de uma empresa ou, se o empreendimento não estiver diretamente relacionado à produção, a capacidade de trabalho dos funcionários. Além de diminuir a dependência do negócio em relação a sazonalidade do mercado em que atua mais frequentemente.

A visão futura é algo que deve fazer parte do dia-a-dia do empreendedor. Seja para inovar os processos já existentes em seu negócio ou para criar algo de fato. Em nosso país o taxa de mortalidade de pequenas e médias empresas infelizmente ainda é alto. Segundo alguns estudos do Sebrae, um importante centro de capacitação e aquisição de novos conhecimentos para quem está lidando com seu próprio negócio, em 2005, esse índice foi de 22%.

Um hábito saudável é planejar e colocar todas as idéias no papel. Parece algo místico, mas ajuda realmente. Quando fazemos isso, transferimos nosso sonho da esfera do pensamento para a esfera do concreto, o que ajuda a viabilizá-lo. Podemos fazer cálculos, pensar em estratégias, definir o que pretendemos e quais caminhos a empresa deve seguir. Ainda em relação a inovação, ela torna possível a flexibilização do negócio. Por exemplo, se após 20 anos não existir mais mercado para empresas de serigrafia, como é o caso da Petink, quero já ter pensado em algo novo para não deixar de existir. O empreendedor não pode depender totalmente das forças do mercado, mas, sim, deve fazer de tudo para poder moldar-se à elas e, por outro lado, ser capaz de transformá-las de acordo com seu interesse.

. Por: Lourival Mariano , é desenhista industrial e diretor, há 18 anos, da Petink, empresa especializada em impressões de grandes formatos.

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