Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2014 - 09:27

Rally da Pecuária/ABC traz panorama sobre a utilização de créditos disponibilizados

Na amostra, 24% da área de pastagem é conduzida com tecnologias diretamente ligadas ao plano de redução nas emissões de carbono.

Brasília - O Rally da Pecuária/ABC trouxe resultados importantes para a pecuária no Brasil e em relação à utilização das técnicas de manejo sustentável do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). A pesquisa realizada em conjunto pela Agroconsult e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), mostrou que mais de 20% dos produtores entrevistados durante o Rally já adotam tecnologias fomentadas diretamente pelo Plano ABC.

Na amostra do Rally da Pecuária, 24% da área de pastagem é conduzida com tecnologias diretamente ligadas ao plano de redução nas emissões de carbono. Em 18,5% da área que foi estudada houve a conversão do pasto em área agrícola, o que proporciona recuperação e uma melhor utilização do solo. De acordo com o secretário da SDC, Caio Rocha, isso desmistifica a premissa de produtores que acreditam que a agricultura pode prejudicar a pecuária. “Pelo contrário, a agricultura e a pecuária se complementam, trazendo benefícios para o solo, gerando uma maior produtividade para os produtores e melhorando a infraestrutura para a região”, disse.

Segundo o levantamento, as principais tecnologias do Plano ABC aplicadas em campo foram a conversão de áreas em agricultura (113,9 mil hectares), a recuperação de áreas degradadas (46,6 mil hectares), o plantio direto (32,8 mil hectares) e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iPLF).

A pesquisa mostrou ainda que 47,2% da amostragem está em processo de degradação e precisa sofrer intervenção nos próximos meses. “O pecuarista ainda aproveita muito pouco das tecnologias disponíveis, se comparado aos agricultores. Por isso, estamos trabalhando para mudar essa realidade. Com esse estudo detalhado da aplicação do Plano ABC, podemos verificar quais as principais carências e o que os pecuaristas precisam para aderir. Isso certamente trará mais tecnologia, sustentabilidade e principalmente renda para o produtor”, explicou.

Caio ressaltou que mesmo com as tecnologias se faz necessário que haja assistência técnica para o pequeno e médio produtor. “Estamos também investindo neste quesito, para que os pecuaristas e agricultores possam usar dessas tecnologias disponíveis da melhor forma possível. É a união entre o crédito e a extensão”, afirmou.

Os dados divulgados esta semana em relação ao Rally do ABC ainda são preliminares. A pesquisa completa, incluindo depoimentos dos produtores sobre o Plano será divulgada nas próximas semanas.

O Rally -As cinco equipes técnicas do Rally visitaram propriedades em 169 municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, em um total de 55 mil quilômetros percorridos, mapeando e fotografando pastagens, e entrevistando cerca de 120 pecuaristas. A edição 2014 teve início em 24 de abril, em Campo Grande, e terminou no dia 28 de maio, com o levantamento de informações, in loco, das condições das pastagens e da bovinocultura das áreas de cria, recria, engorda e confinamento do país. | Rossana Gasparini/Mapa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira