Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2014 - 08:47

Crescimento do e-commerce movimenta segmento de armazenagem no País

Varejo eletrônico deve ter alta de 27% em 2014; crescimento amplia a demanda por CDs e espaços de armazenagem de alto padrão.

O e-commerce é um dos mercados mais promissores da economia brasileira. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o setor deve crescer 27% neste ano, com um faturamento de quase R$ 40 bilhões. O crescimento acelerado tem levado os varejistas a repensar sua logística de armazenagem, buscando galpões maiores, mais modernos e que permitam operações mais eficientes. Nesse cenário, os imóveis de padrão A estão entre os mais procurados.

Hoje 16% dos cerca de 200 mil m² de área bruta locável da Capital Realty, líder no mercado de condomínios logísticos da região Sul, estão ocupados por empresas de e-commerce ou operadores logísticos que atendem a esse perfil de empresa. “Os condomínios de alto padrão são boas opções para esse mercado, pois possuem a estrutura e os serviços que atendem a todas as necessidades de uma loja virtual, além de estarem localizados nas proximidades de importantes rodovias. A boa localização também ajuda as empresas a ficarem distantes dos pontos de tráfego mais intenso, o que prejudicaria a agilidade das operações”, afirma José Luis Demeterco Neto, presidente da Capital Realty.

Para atender com qualidade o varejo eletrônico, os armazéns precisam facilitar a transição e o escoamento rápido e fragmentado de produtos. “O e-commerce tem uma dinâmica de estoque muito rotativo, com entrada e saída constante de materiais. Por conta disso, é fundamental que o CD se adapte a essa realidade e tenha espaços amplos para manobras de caminhões, docas niveladoras para facilitar a carga e descarga, além da possibilidade de cross-docking”, explica.

A possibilidade de ampliação do espaço ocupado também é um fator importante para empresas que atuam com comércio eletrônico. “Como o mercado deve seguir em ascensão, é provável que esses varejistas precisem de armazéns maiores no futuro. Os condomínios com armazéns modulares se sobressaem por terem uma maior flexibilidade do espaço disponível para locação, assim como ampliação da área construída, algo que geralmente não é possível nos galpões isolados”, diz o executivo.

Outra característica fundamental para o segmento é a segurança, já que muitos dos produtos armazenados possuem um alto valor de mercado. “Os condomínios oferecem vigilância 24 horas das áreas comuns, além de outras ações de segurança, como controle de entrada e saída de veículos e orientações constantes aos condôminos”, ressalta Demeterco Neto.

Além da vigilância em tempo integral, os empreendimentos contam com outros serviços, como portaria 24h, manutenção da área comum, limpeza, seguro predial, água, luz, entre outros. “A taxa de condomínio chega a ser três vezes mais barata do que a contratação desses mesmos serviços em um armazém isolado”, destaca o executivo.

Itajaí: Nova fronteira do e-commerce -O Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é um dos polos que atrai e-commerces do País. Além de possuir um importante complexo portuário e estar próxima de rodovias que ligam ao Rio Grande do Sul e ao Sudeste, a região se beneficia dos incentivos fiscais que o governo catarinense concede a empresas que vendem produtos pela internet. Um exemplo é a redução de 6% sobre o ICMS, medida válida desde 2010. “A política fiscal catarinense é muito importante para toda a cadeia logística e gera retorno para o estado com mais emprego e investimentos na região”, destaca o presidente da Capital Realty.

O Mega Centro Logístico Itajaí, empreendimento da Capital Realty na região, representa hoje 30% de toda a operação da empresa. “Estamos ampliando o condomínio e a maior parte das empresas que nos procurou trabalha com e-commerce. Essa expansão representa 60% de todos os nossos investimentos para este ano”, conta Demeterco Neto. O local ganhará 18 novos módulos distribuídos em dois armazéns, saltando dos atuais 52 mil m² para 87 mil m². O investimento é de cerca de R$ 50 milhões e a obra será entregue no segundo semestre de 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira