Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2014 - 09:25

Cardiologista do Hospital do Açúcar alerta sobre prevenção da hipertensão

Conhecida popularmente como “pressão alta”, a hipertensão é uma das doenças mais perigosas para os indivíduos. Por ser silenciosa, não apresenta indícios para diagnóstico. Medidas como alimentação equilibrada e prática de atividade física podem ajudar na prevenção.

De acordo com Francisco Costa, doutor em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo e Coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital do Açúcar, fatores como genética, sedentarismo, obesidade, além da ingestão de alimentos calóricos e com excesso de sal predispõe à hipertensão arterial.

O agravante da doença, segundo o cardiologista, é que não há sinais. “A doença não apresenta sintomas, é adequado que o paciente faça consultas periódicas, para evitar, inclusive, os malefícios. Um hipertenso que não se cuida, ao longo do tempo, se submete a fatores de risco como Acidente Vascular Cerebral (derrame cerebral), infarto do miocárdio, e insuficiência renal crônica”, alerta.

Fazer refeições equilibradas, realizar exercícios físicos aeróbicos, aqueles com grande perda calórica, como caminhada, corrida, natação e dança, são algumas atividades consideradas aliadas para prevenção da hipertensão.

“Existem medidas não farmacológicas, como estar atento ao peso, não ingerir alimentos com sal excessivo, e a prática de atividades físicas, que colaboram. Há também uma série de medicamentos de classes farmacológicas que são capazes de controlar a hipertensão”, informa o cardiologista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira