Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2014 - 09:41

O que podemos aprender com a organização da Copa do Mundo?

Planejamento deveria ser prioridade desde a escolha do Brasil para organizar o evento. O que aconteceu com o planejamento? Não saiu do papel?

Assim como na iniciativa privada, a administração púbica precisa incorporar o planejamento como essencial para atingir seus objetivos. Porém esses objetivos, quando elaborados, devem tratar a realidade de forma clara e alcançável; e, prometer somente o que for possível entregar. Considerando, assim, o comprometimento, estabelecendo plano de ações e determinando as ordens de serviços, conseguindo identificar problemas encontrados na execução de qualquer processo e combatê-los, buscando a eficácia.

Ao terminar a Copa do Mundo, chega a hora de fazer o balanço dos pontos positivos e negativos, erros e acertos; e, assim, identificar forças impulsionadoras para a mudança.

A Administração Pública precisa aprender a lidar com as críticas, pensando na modernização do serviço público. Acredito que a gestão por resultados é essencial, estabelecendo metas e indicadores, implantando uma verdadeira mudança gerencial.

Governos precisam ser eficazes para definir, juntamente com a sociedade, uma estratégia de crescimento. É necessário convidar a sociedade, bem como realizar pesquisas acadêmicas e incluir atores políticos e sociais da necessidade de um novo modelo de gestão.

Tecnologia e pessoal motivado, nós temos; falta discutir questões políticas e culturais; integrar aspectos técnicos e políticos. A junção de forças torna-se necessária para levar a uma reflexão e obter as melhores estratégias para atingir seus objetivos, proporcionando administrações públicas capazes de entregar serviços eficientes à sociedade.

A Copa do Mundo terá reflexo na organização dos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro.

. Por: José Anizio Marim, professor do curso de Administração (Gestão de Pessoas) e Pós em Gestão Estratégica de Pessoas e Administração de Negócios na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas. |Perfil da Mackenzie -A Universidade Presbiteriana Mackenzie pelo segundo ano consecutivo (2012/13) foi avaliada como a melhor instituição de ensino privado do Estado de São Paulo, de acordo com o Ranking Universitário Folha de São Paulo\RUF. O Mackenzie ainda está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira