Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2007 - 08:01

Portêiner P3 do Terminal 1 - Rio é inaugurado no Porto do Rio de Janeiro


O equipamento importado da China custou US$ 6 milhões.

A primeira-dama Adriana Ancelmo Cabral, acompanhada do governador Sérgio Cabral, inaugurou no dia 19 de dezembro (quarta-feira), o Portêiner P3 – responsável pelo manuseio de contêineres no convés do Terminal 1 – Rio, da Libra, no Porto do Rio. O moderno equipamento é 32,5 metros mais alto que o Cristo Redentor e custou US$ 6 milhões, sendo um dos maiores do Brasil, e o único no Rio de Janeiro, que poderá atender navios de 295 metros de comprimento e 32 metros de boca .

De acordo com o governador, o desafio do estado é oferecer infra-estrutura, qualidade e aumentar a capacidade para importação e exportação do Rio de Janeiro.

- Há um aquecimento na demanda e vamos melhorar a competitividade deste porto, que vive um grande momento de despolitização em sua gestão. Espero que a nova equipe da Companhia Docas S/A dê resposta ao mercado, pois este porto é responsável por grande parte da receita do estado, além de gerar um significativo número de empregos diretos e indiretos. Vamos modernizar e otimizar este lugar, dando maior sensibilidade e valorização na região – garantiu Cabral.

Segundo o presidente da Libra Terminal 1, José Eduardo Bechara, a área oferece agilidade e segurança para operação de cargas e grandes navios e conta com acesso direto ao mercado da região sudeste do país.

- Este é o terminal mais moderno da costa brasileira e com apoio do governador vamos melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aqui, contribuindo para o desenvolvimento de todos os portos do estado. Investir num Portêiner como este significa aumentar a movimentação e o número de cargas que chegam e saem do Rio – disse Bechara.

- E para apoio na movimentação de cargas no pátio também foram adquiridas 11 empilhadeiras, e mais 24 novas carretas – diz Paulo César Bittencourt, diretor de operações do Terminal.

O Terminal 1- Rio movimenta em média 36 contêineres por hora/navio, e é um dos maiores do País.

Mas planejam ampliar o pátio de movimentação de contêineres do terminal para mais 40 mil metros quadrados, e mais infra-estrutura no acostamento – adianta o diretor de operações.

Com perspectivas no setor offshore, o Terminal 1- Rio hoje atende 50% do mercado de Minas Gerais, empresas de São Paulo e o setor petroquímico fluminense que está em grande ascensão. Pelo terminal se movimenta 55% de produtos para exportação e 45% de importação, tudo por conta da competitidade, agilidade, qualidade nos serviços e know-how da equipe – relata Paulo Cesar Gamba, gerente comercial do Terminal.

Estiveram no evento os secretários estaduais da Casa Civil, Régis Fitchner; de Transportes, Julio Lopes, o diretor de gestão portuária da Cia Docas, Hélio Szmajser, representando o secretário especial dos Portos, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira