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20/12/2007 - 08:02

Indústria e supermercados firmam parceria para produção de sacolas mais resistentes

Produto que evita o desperdício e incentiva o reúso chegará ao varejo em até 120 dias.

São Paulo - A indústria do plástico e os supermercados assinaram neste mês termo de parceria no qual assumem o compromisso de produzir e distribuir sacolas plásticas mais resistentes. A parceria tem como meta a redução do consumo de sacolas em 30%, dando fim ao desperdício. A sacola plástica é um item importante na relação entre o consumidor e a rede varejista, mas causa problemas ao meio ambiente por conta do descarte inadequado e da baixa adesão dos municípios brasileiros à coleta seletiva.

O compromisso entre a indústria do plástico e as redes de supermercados é um passo importante para o sucesso do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. A iniciativa é da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental do Plástico e do Instituto Nacional do Plástico (INP), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief).

A nova sacola é fabricada de acordo com os padrões técnicos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como o modelo é mais resistente, o consumidor não terá de utilizar duas ou três sacolas sobrepostas para carregar as compras e poderá colocar mais produtos por unidade. O modelo padrão apresentado ao varejo pode carregar até seis quilos. A estimativa é que entre 90 e 120 dias a rede varejista tenha a nova sacola à disposição do consumidor.

A parceria foi selada na Assembléia Legislativa de São Paulo durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Uso Responsável de Embalagens Plásticas, no último dia 6. Formada por deputados estaduais de diversos partidos, a Frente vai incentivar os debates sobre qualidade, consumo, reutilização e reciclagem de sacolas plásticas.

Participaram da assinatura do termo Sussumo Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); João Sanzovo, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas); Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida; Paulo Dacolina, diretor superintendente do INP; Merheg Cochum, presidente do INP, da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e do Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast); Rogério Mani, presidente da Abief; Marcio Milan, representando a rede Pão de Açúcar; Carlos Eduardo Helu Luccas, pela rede Carrefour; e o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar.

A íntegra do termo assinado: Termo de parceria - Indústria do Plástico e Supermercados -Indústria do plástico e supermercados assinam este protocolo de intenções no sentido de empreender todos os esforços para o constante aprimoramento da qualidade das sacolas plásticas, lançando ainda campanha para um consumo mais responsável.

Em respeito permanente ao consumidor, representantes da indústria do plástico e de redes de supermercados criaram o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, buscando assim disponibilizar sacolas plásticas de qualidade comprovada, bem como orientar a população a utilizá-las de forma mais responsável.

Intenções: 1 - Buscar a atenção e o empenho dos fornecedores, de um modo geral, para que as sacolas para a embalagem sejam fabricadas conforme os termos da norma técnica ABNT - NBR 14.937. Essa conduta possibilitará atingir-se, em todo o país, um padrão comprovado, que será certificado mediante selo de qualidade, dando ênfase a supermercados à aquisição de sacolas resistentes e que sigam o contido na NBR referenciada;

2 - As partes signatárias empenhar-se-ão no desenvolvimento de campanhas, demonstrando que o uso de sacolas plásticas, em obediência à NBR 14.937, mais resistentes conseqüentemente, poderá auxiliar e contribuir para um menor consumo destas;

3 - O desenvolvimento de campanhas contra o desperdício das sacolas plásticas integrará também a agenda permanente das partes, seja através das instituições signatárias, seja através de seus órgãos colegiados;

4 - Trabalhar uma maior conscientização de todo o elo da cadeia produtiva, inclusive consumidores, estimulando-se o retorno das sacolas plásticas, elaboradas conforme a NBR 14.937, à rede varejista mediante a reutilização das mesmas.

Com estas medidas, que referem com o atendimento de norma técnica específica, a indústria do plástico e o setor supermercadista também estarão, além de reafirmando sua preocupação em bem atender o organismo de normalização setorial de embalagem e acondicionamento plástico - abnt/ons-51, mais ainda, otimizando resultados, reduzindo, reusando e, concomitantemente, reciclando, como é a preocupação de todos.

Perfil da Plastivida e INP - A Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos foi fundada em 1994. Nesses 13 anos de vida, acumulou grande conhecimento em áreas como educação ambiental, responsabilidade social e legislação sobre manejo de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e reciclagem. Com esse perfil, a entidade vem promovendo a interação entre a sociedade, os governos e as indústrias do setor. A utilização ambientalmente correta do plástico está entre seus principais objetivos.

O Instituto Nacional do Plástico (INP) iniciou suas atividades em 1989 com o propósito de atuar como vertente tecnológica da cadeia produtiva do plástico. Trabalha ainda no sentido de tornar o mercado brasileiro de plásticos mais competitivo no cenário internacional e desenvolve projetos a partir das seguintes frentes de trabalho: Qualidade e Produtividade, Tecnologia, Agronegócio, Qualificação Profissional, Normalização, Imagem do Plástico e Exportação.

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