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11/06/2014 - 10:51

Apoio à Copa aumenta com proximidade do evento, aponta iProspect

iProspect realizou levantamento em quatro períodos diferentes que abordam assuntos de destaque relacionados ao evento.

São Paulo – Para contribuir com o debate sobre o papel estratégico das redes sociais para o marketing e também levantar temas relevantes discutidos pelos internautas, a iProspect realizou um levantamento para identificar a percepção dos brasileiros sobre a Copa que será realizado no País. A pesquisa foi baseada nas publicações espontâneas de internautas sobre o evento no Twitter e Facebook, os dois maiores palcos de discussões sobre os protestos e assuntos relacionados ao torneio de futebol em questão. A análise foi realizada em quatro períodos distintos entre as manifestações de junho de 2013 e maio deste ano, com amostras de 200 menções por período estudado.

De acordo com os resultados do levantamento, entre os dias 20 e 23 de junho de 2013, a maior parte dos internautas debatia sobre a qualidade dos serviços públicos, questionando os gastos com a Copa ou expressando rejeição pelo evento, enquanto apenas 8% do público demonstrava apoiar a competição. Neste momento, era realizado no Brasil outro grande evento do mundo futebolístico, que também se tornou um dos maiores alvos dos manifestantes.

Já no segundo recorte, que vai de 24 a 27 de janeiro de 2014, período da realização de manifestações contrárias ao Mundial, cresceu o volume de usuários que desprezavam os protestos (13%), o que está relacionado à atividade de grupos violentos durante esses atos. Esse desestimulou o suporte de parte do público a essas ações. No terceiro período analisado, os comentários mais comuns foram notícias e piadas sobre o evento e obras de infraestrutura que estavam em andamento no País.

No último período, de 16 a 19 de maio deste ano, o que chama atenção é a representatividade de conversas sobre assuntos mais amenos, tendência também demonstrada pelo gráfico de polaridade. O tema de maior destaque foi a música do evento com publicações massivamente negativas, com críticas em relação à escolha dos artistas e qualidade da produção, sempre comparada à performance de Shakira no último campeonato.

Outro dado apontado pelo estudo foi o aumento no apoio ao evento, observado a partir de março, com a ascensão da utilização da hashtag #vaitercopa por parte dos internautas, que atingiu seu auge em maio, mesmo com a existência de grupos contrários à realização do Mundial que, desde janeiro deste ano, organizaram atos de protestos com o mote #naovaitercopa.

“Mesmo com esse aumento no apoio, as opiniões sobre o evento ainda estão divididas e tudo indica que as manifestações continuarão ocorrendo durante a Copa. O levantamento também mostra uma grande utilização da expressão não vai ter Copa, bordão muito utilizado nos recentes atos e é um forte indicativo de que os manifestantes não pretendem se calar com o início do evento”, afirma Fabio Rowinski, diretor-geral da iProspect.

Uma curiosidade apontada pela pesquisa foi a reação dos internautas sobre o posicionamento das marcas que se aproveitam da relevância do Mundial para colocar em evidência seus produtos e serviços. As campanhas que exaltavam uma noção utópica sobre o Brasil foram rapidamente rejeitadas por se contraporem ao sentimento atual de insatisfação com o serviço público no País e desencanto com os líderes políticos. Já aquelas que conseguiram agregar aspectos do evento aos produtos e ao consumidor final tiveram bons resultados. Três exemplos que conseguiram boa aceitação dos internautas foram a Panini, com seu álbum de figurinhas, as Casas Bahia, com a promoção que permitirá a compra de uma segunda TV por R$1,00 caso o Brasil vença a competição e a Coca-cola que relançou as mini-garrafas promocionais que se esgotaram rapidamente. “Isso comprova que produtos temáticos e benefícios concretos podem gerar resultados positivos para as companhias”, ressalta Fabio.

O executivo ressalta que o objetivo do levantamento não foi apontar erros ou acertos de uma campanha, mas sim de mostrar, com base nas citações espontâneas nas redes sociais, qual foi a percepção dos consumidores. “O sucesso de uma ação envolve uma série de fatores que vão além das citações na internet. Nossa intenção foi mostrar que oferecer uma proposta de valor tangível, com benefício real para o usuário, certamente é um norte que favorece o destaque positivo de uma marca durante eventos de grande mobilização”, conclui Fabio.

Perfil -A iProspect é uma das principais empresas de marketing digital do mundo. Fundada em 1996, nos Estados Unidos, a empresa chegou ao Brasil em 2006 com o nome MidiaClick. Em 2009, com a aquisição pelo Grupo Aegis Media, passou a ser chamada iProspect. Atualmente, a empresa conta com 60 colaboradores no País e dois mil distribuídos pelos 43 países onde atua.

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