Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2014 - 10:57

Patrimônio de Todo Brasileiro


O patrimônio público nacional ganha destaque com o projeto Patrimônio de Todo Brasileiro que contempla um livro, uma exposição fotográfica, um programa pedagógico-educativo com o propósito de sensibilizar a população sobre a importância e cuidado com o patrimônio territorial e imobiliário público brasileiro.

Trata da riqueza dos bens públicos nacionais sob a ótica do desenvolvimento socioambiental. O objetivo é contribuir para difundir o conhecimento e lançar luz sobre o patrimônio perante todos os segmentos da sociedade, inspirando a ação parceira entre os governos, empresas e sociedade na proteção e cuidado do patrimônio brasileiro.

Com patrocínio CAIXA, o livro e a exposição fotográfica, que levam o nome do projeto, são as primeiras etapas do diálogo sobre a apropriação do patrimônio que é de cada um de nós, de Todo Brasileiro. E serão lançados para convidados no dia 11 de Junho na Biblioteca Central e no hall da entrada principal do Palácio da Fazenda – Ministério da Fazenda. A exposição abrirá ao público a partir do dia 12 de junho (quinta-feira), das 9h às 17h, com entrada franca e pode ser visitada até o dia 07 de setembro.

"Depois de passar pelo Jardim Botânico de Brasília, pelo Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra), em Salvador, e Conjunto Arquitetônico dos Mercedários, em Belém, chegamos ao Sudeste, Rio de Janeiro, e o local que nos abrigará, o edifício Palácio da Fazenda – Ministério da Fazenda, quando se comemoram os 70 anos de sua construção, não poderia ser mais apropriado para o projeto que busca estimular o sentimento de pertencimento do brasileiro à história dos imóveis e prédios públicos nacionais", explica o curador do projeto, José Carlos Simões.

O projeto Patrimônio de Todo Brasileiro -O livro Patrimônio de Todo Brasileiro é uma compilação do trabalho de fotógrafos, amadores e profissionais, dos quais se destacam Miguel von Behr, Jorge Macedo e Débora 70, e uma dezena de fotógrafos servidores públicos, de todas as regiões do Brasil. A tiragem será toda destinada aos apoiadores, repartições, bibliotecas e escolas públicas.

A mostra Patrimônio de Todo Brasileiro é composta por 22 painéis, com registros de mais 30 fotógrafos, documentos, fotos e plantas de próprios nacionais sobre o Brasil expostos pelo Projeto Acervo Documental da Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro.

Como segunda etapa do projeto, durante o período de visitação, haverá atividades educativas gratuitas direcionadas a escolas do Rio de Janeiro. O programa educativo tem por objetivo a sensibilização da população, em especial estudantes, sobre a importância e cuidado com o patrimônio público. O programa acontece a partir de julho, após os recessos da Copa, e permanece com os monitores até o fim do período de exposição.

O lançamento, a exposição e as ações contam com apoio da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda (SAMF-RJ), do Museu da Fazenda Federal, da Biblioteca Central do Ministério da Fazenda no Estado do Rio de Janeiro, do Projeto Acervo Documental da Superintendência do Patrimônio da União do Rio de Janeiro, da ONG Ambiental “Preserve Amazônia” e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O projeto seguirá no final do ano para Porto Alegre. Portanto, será apresentado nas cinco regiões do Brasil.

Edifício Palácio da Fazenda – Ministério da Fazenda: sua história nos remonta a 1934, quando foi autorizada a construção para centralizar todas as repartições do Ministério da Fazenda e Tribunal de Contas na antiga capital brasileira.

Localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, antiga Esplanada do Castelo, tendo o lançamento da sua pedra fundamental em outubro de 1938 e inaugurado em novembro de 1943. Destaca-se na paisagem como uma das mais significativas representações do estilo neoclássico, com informações referentes ao art-déco e pórtico eclético neo-grego, sendo o conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN.

Projetado e construído sob a coordenação do engenheiro Ary Fontoura da Azambuja, no período derradeiro do Estado Novo, retrata bem a influência varguista no Rio de Janeiro quando Distrito Federal e nos remete a uma época de grande visibilidade intelectual, política e cultural do país, que apressava o passo no caminho da democratização e do desenvolvimento.

Em belíssimo interior, destacam-se o Museu da Fazenda Federal, a Biblioteca Central e o Projeto Acervo Documental da SPU, que reúnem vasto acervo documental, objetos e peças de inestimável valor histórico e artístico, sendo referência na preservação da memória fazendária e imobiliária nacional.

Com a mudança da capital para Brasília, o Palácio da Fazenda deixou de ser a sede do Ministério, mas ainda abriga a Representação do Gabinete do Ministro do Estado da Fazenda no Estado do Rio de Janeiro, a Superintendência Regional da Receita Federal e a Procuradoria Regional da Fazenda Nacional para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, as Representações Regionais da Secretaria de Assuntos Internacionais e da Escola de Administração Fazendária, a Superintendência de Administração da Fazenda no Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Fazenda, a Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro (SPU-RJ), a Coordenação Geral de Órgãos Extintos do Departamento de Órgãos Extintos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, além de unidades do Serviço Federal de Processamento de Dados e agências bancárias como a da Caixa Econômica Federal.

.[Patrimônio de Todo Brasileiro, de 11 de junho (quinta-feira) até o dia 05 de setembro, das 9h às 17h, no Palácio da Fazenda – Ministério da Fazenda, Av. Presidente Antônio Carlos, 375, Centro, Rio de Janeiro. Lançamento do livro: Biblioteca Central, 12º andar, às 16h. Abertura da exposição: no Hall da entrada principal, às 17h30. Entrada Franca].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira