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11/06/2014 - 11:03

Trent 1000-TEM da Rolls-Royce entra em serviço

Motor, que será utilizado pela Boeing, traz série de melhorias.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 55 anos, anunciou no dia 03 de junho (terça-feira), que o Trent 1000-TEM, que vai equipar todos os variantes do Boeing 787 Dreamliner, entrou em serviço pela primeira vez.

O motor, que deve ser certificado com 78 mil libras de pressão até o final de 2015, oferecerá convergência para clientes que operam uma combinação dos modelos 787 Dreamliner. Além disso, proporcionará margem para que os requisitos do Boeing para 76 mil libras de pressão entrem em serviço.

O equipamento lança mão de tecnologias do modelo Trent XWB, do Grupo britânico, e do programa de melhorias do motor, proporcionando melhorias de pressão e de eficiência.

Programas de demonstração também já validaram melhorias para turbinas de alta pressão, compressores, sistemas internos de ar e de revestimento em composite das pás dos motores.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, acredita que o Trent 1000-TEM será o mais eficiente da família. “Ele será a opção mais eficiente e silenciosa para a família Dreamliner, com o melhor desempenho de queima de combustível durante a vida útil”, afirmou o executivo.

“Com o motor em funcionamento, nosso objetivo é demonstrar a gama de melhorias de desempenho que integramos ao Trent 1000-TEM, que confirmarão nossa posição como a líder em escolha para todas as opções da Dreamliner. Além disso, manteremos os melhores resultados de confiabilidade para motores de grandes aeronaves a entrarem em serviço pela companhia aérea”, explicou Itzaina.

O Trent 1000 acaba de completar mais de 250 mil horas de voo em serviço com confiabilidade de despacho de motor de mais de 99,9%. A peça já foi utilizada pelo primeiro 787-8 a entrar em serviço com ANA em 2011 e será utilizado no primeiro 787-9 que começará a operar no final do ano.

Perfil - A visão da Rolls-Royce é criar a melhor energia para uma mudança no mundo por meio de seus dois principais segmentos, Aeroespacial e Naval & Sistemas Industriais de Energia (MIPS, na sigla em inglês). Eles têm papel fundamental em nossa estratégia de ir ao mercado por meio de duas fortes plataformas tecnológicas: as turbinas a gás e os motores alternativos para uso em terra, mar e ar.

A divisão Aeroespacial é composta pela aviação civil e aviação de defesa. Já o MIPS é composto pelas divisões Naval, Energia, Nuclear e Sistemas de Energia. Em 7 de março de 2014, a Daimler anunciou sua intenção de exercer sua opção de vender a sua participação de 50% da Rolls-Royce Power Systems (RRPS) para a Rolls-Royce Holdings plc. Em 16 de abril de 2014, a valorização foi aprovada e a transação deverá ser concluída dentro dos próximos meses, sujeita às aprovações regulamentares habituais. Em 6 de maio de 2014 a Rolls-Royce anunciou que tinha assinado um acordo para vender seu negócio de turbinas de energia a gás e compressor à Siemens por um montante R$ 2.943 bilhões*. Após a conclusão, prevista para antes do final de dezembro de 2014, a Rolls-Royce vai receber um adicional de R$ 750 milhões* para um contrato de licenciamento de 25 anos.

A Rolls-Royce tem clientes em mais de 120 países, incluindo mais de 380 companhias aéreas, 160 forças armadas, 4.000 clientes do setor naval, incluindo 70 marinhas de guerra, e 1.600 de energia nuclear.

Nosso negócio é focado nos 4Cs:• Cliente – colocar o cliente no centro do nosso negócio |• Concentração – decidir onde crescer e onde não crescer |• Custo – buscar continuamente aumentar a eficiência |• Caixa – melhorar o desempenho financeiro.

A receita global de 2013 foi de cerca de R$ 58 bilhões*, metade proveniente do fornecimento de serviços. Já carteira de encomendas firmes e anunciadas ficou em aproximadamente R$ 268 bilhões* em 31 de dezembro de 2013.

Em 2013, a Rolls-Royce investiu cerca de R$ 3.7 bilhões* em pesquisa e desenvolvimento. O Grupo também dá suporte a uma rede global de 29 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.

A Rolls-Royce emprega mais de 55.000 funcionários em mais de 45 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 17.000 são engenheiros.

O Grupo possui forte compromisso com o recrutamento de jovens aprendizes e com a capacitação de funcionários para desenvolvimento profissional. Em 2013 empregamos 379 graduados e 288 aprendizes de nossos programas em todo o mundo. |*Taxa de câmbio presumida: £1.00 = R$ 3,75.

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