Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2014 - 06:39

Copa estimula o turismo interno, revela pesquisa

Aumento da preferência dos brasileiros por viagens internas é destaque em estudo do Ministério do Turismo, que revela, ainda, vocações regionais: Brasília é líder entre sete cidades quando o assunto é viagem de avião. Já os cariocas aparecem na primeira posição entre os turistas acompanhados

A Copa do Mundo colocou o Brasil em evidência, inclusive entre os brasileiros. De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, entre os turistas que manifestaram intenção de viajar pelos próximos seis meses, a maioria (72,4%) escolheu um destino interno. Em maio do ano passado, 69,6% manifestaram intenção de viajar pelo país. A pesquisa foi feita com duas mil pessoas em sete capitais do país, todas sedes do Mundial. As capitais representam 70% do fluxo de turistas do país.

Os moradores de Recife lideram o ranking dos que escolheram destinos nacionais, pelos próximos seis meses. A maior parte (77,7%) dos que disseram que pretendem viajar, optou por roteiros nacionais. Na sequência estão as capitais: Brasília (74,5%), Belo Horizonte (73,9%), Rio de Janeiro (72,6%), São Paulo (71,8%), Salvador (67,1%) e Porto Alegre (55,3%). A média geral de intenção de viagens pelo Brasil foi de 72,4%.

A cidade de Brasília se destaca quando o assunto é o uso do avião como meio de transporte turístico. De acordo com a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, 78,8% dos moradores da capital federal que manifestaram intenção de viajar nos próximos seis meses o farão de avião. A média de uso do transporte aéreo entre os viajantes brasileiros é de 60,2%. Na sequência estão as cidades de Belo Horizonte (72,3%), Recife (65,7%) Salvador (62,5%, Porto Alegre (60,2%), Rio de Janeiro (28,3%) e São Paulo (57,3%).

Quando o assunto é viajar acompanhado, os cariocas se sobressaem. Quase a totalidade dos entrevistados (95,9%), todos moradores da cidade do Rio de Janeiro, afirmou que pretende viajar acompanhado pelos próximos seis meses. É o maior índice entre as sete capitais monitoradas, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Atrás do Rio estão Salvador (90,9%), São Paulo (86,8), Brasília (85,3%), Porto Alegre (84,8), Recife (80,5) e Belo Horizonte (67,6). A pesquisa ainda aponta que 53,9% do total viajam acompanhados de seus cônjuges.

Hotéis e pousadas também estão na preferência dos brasileiros. A maior parte dos viajantes (53,2%) escolhe este meio de hospedagem em suas viagens pelo país. Entre as sete capitais monitoradas, os moradores de Belo Horizonte são os maiores adeptos deste tipo de hospedagem. Estima-se que 64,8% dos mineiros da capital fizeram a opção por esse meio. No ano passado, a capital mineira havia registrado o índice de 50,8%.

O uso do automóvel como meio de transporte turístico cresceu sete pontos percentuais, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, atingindo 27,8% do total de turistas que manifestaram intenção de viajar pelos próximos seis meses. Em maio do ano passado, 20,8% dos turistas usaram automóvel para viajar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira