Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2014 - 06:39

Arcos da Lapa exibem imagens sobre o Rio e Copa do Mundo


-Um dos mais imponentes cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro voltou a brilhar, no dia 11 de junho (quarta-feira), em grande estilo. Após passar por completa revitalização, os Arcos da Lapa receberam uma projeção a laser especial, com a exibição de imagens de pontos turísticos cariocas e da marca comemorativa dos 450 anos do Rio. A Prefeitura do Rio investiu R$ 1,3 milhão na reforma do monumento, construído há 288 anos, e principal símbolo da arquitetura colonial brasileira, localizado no bairro da Lapa.

“Os Arcos da Lapa são um grande símbolo e uma marca do Rio. Não teria data melhor para entregar essa revitalização do que na véspera da partida de estreia do Brasil na Copa do Mundo. A Lapa tem o mesmo espírito da Copa, a mistura e a confraternização dos povos, das tribos. É um dos monumentos mais visitados na cidade e, diariamente, muitas pessoas passam pelo local e, certamente, identificam-se com ele. Agora cabe ao cidadão se conscientizar e ajudar nesse árduo processo de conservação da obra”, disse o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

Pela primeira vez no Rio, o casal colombiano Ivan Alvarez, 43 anos, e Patricia Ruano, 33, declarou que ficaram encantados com o monumento. Naturais da cidade de Pasto, ao Sul da Colômbia, o casal viajou para ver a seleção de seu país jogar na Copa do Mundo. No dia 12 (quinta-feira), eles seguem para Belo Horizonte, onde vão assistir ao jogo contra a Grécia.

“ Estamos encantados com o monumento que só conhecíamos através da internet. Não sabíamos que o Rio estava prestes a completar 450 anos o que torna essa revitalização ainda mais importante para vocês”,disse Alvarez.

“Valorizar a cultura e os espaços urbanos é fundamental para qualquer povo. Nós estamos encantados com a cidade, que realmente é muito bonita. Estivemos em Copacabana e decidimos conhecer a Lapa, lugar indicado por amigos colombianos que já estiveram aqui”, completou Patricia.

Já as amigas Déborah Nogueira, 35, e Kália Freire, 46, vieram de Niterói para assistir a projeção a laser nos Arcos da Lapa. Natural de Vitória, no Espírito Santo, Kália está hospedada na casa da amiga no bairro do Ingá.

“Sem dúvida deu mais vida ao ambiente. Qualquer coisa que se faz aqui na Lapa dá certo porque aqui está sempre fervendo e é uma forma de chamar a atenção da gente para os Arcos”, opinou Déborah.

Equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), realizaram os serviços de raspagem em trechos danificados, recuperação de argamassas soltas, aplicação de cal e pintura. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acompanharam e aprovaram o trabalho de recuperação do monumento. O aqueduto de 270 metros de comprimento e 18m de altura levou água do Rio Carioca até o chafariz do Largo Carioca e, a partir do século 19, ganhou trilhos para servir de viaduto aos bondinhos até Santa Teresa.

Outras ações permanentes de órgãos municipais - como o recolhimento da população de rua, combate às irregularidades de ambulantes e apoio à produção cultural - estimulam o turismo e o lazer no tradicional reduto da boemia carioca. Em apoio à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a Subprefeitura do Centro ajuda no acolhimento da população em situação de rua e mantém operações contínuas no combate à desordem urbana, com apoio da Guarda Municipal e agentes da Secretaria Especial Ordem Pública. Os fiscais conferem regularmente a situação dos ambulantes cadastrados para evitar a comercialização de mercadorias impróprias.

Para manter a limpeza na região, agentes do Lixo Zero visitam as ruas da Lapa nos fins de semana, fazendo rondas dos Arcos da Lapa até a Praça Cruz Vermelha, onde técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente analisam o replantio de algumas árvores a pedido dos moradores. Um quiosque com informações turísticas, legado da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), funciona próximo aos Arcos da Lapa para tirar dúvidas de turistas nacionais e estrangeiros. Com relação à produção cultural, o subprefeito Luiz Claudio Gonçalves Vasques disse que três escadarias da Lapa lembram obras de arte ao ar livre.

“Recentemente apoiamos moradores e artistas na entrega das escadarias do Bairro de Fátima, pintadas e inauguradas. Dá gosto de ver. Este é o espírito: fazer o morador e todos os que frequentam terem orgulho do Centro da Cidade”, explicou o subprefeito. As escadinhas dão acesso à Rua Monte Alegre, à Santinha e ao Bairro de Santa Teresa.

O bairro também é pioneiro no armazenamento inteligente do lixo. Ano passado, a instalação da primeira lixeira subterrânea impede que o material descartado seja arrastado pela chuva ou rasgado por animais, além de eliminar o contato com o ambiente. Uma bomba automática direciona o lixo para a rede de esgoto, sem provocar acúmulo e mau cheiro. Localizada entre as ruas Mem de Sá e dos Arcos, na Praça Cardeal Câmara, o novo sistema de coleta alterou a rotina de do sistema de coleta de lixo. A inauguração de dois UFAs — mictórios públicos modernos construídos em aço inox — receberam a aprovação de frequentadores do bairro. O sistema tem ligação direta com a rede de esgoto e uma válvula não permite o retorno do odor às galerias.

Operação Lapa Presente -A Operação Lapa Presente (OLP), uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura do Rio, preparou um esquema especial para o período da Copa do Mundo. Mais 30 agentes ajudarão no reforço do policiamento no bairro nos dias de jogos no Maracanã e da Seleção Brasileira.

A ação vai contar com o apoio de agentes bilíngues. Ao todo serão 126 agentes, entre civis, policiais militares, guardas municipais e policiais do Regimento Montado. De domingo a quinta-feira a ação começa às 19h e termina às 3h. Já sexta e sábado, as atividades têm início às 21h e se encerram às 5h. O patrulhamento será feito de bicicleta, a pé e com viaturas.

A OLP vai adotar um esquema semelhante ao do carnaval, com os agentes usando braçadeiras luminosas, rádio transmissor e GPS, que será controlado por uma central de monitoramento. O objetivo é garantir a melhor distribuição dos policiais pela área. | Ricardo Albuquerque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira