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14/06/2014 - 09:02

Mercado Eletrônico otimiza interação da Petrobras com seus fornecedores

Plataforma líder em transações de compras e vendas entre empresas na América Latina e em Portugal, o ME contribuiu para o aumento de pedidos de compras entregues dentro do prazo contratual da Petrobras Regional São Paulo-Sul.

São Paulo – Para tornar a interação da Petrobras, empresa integrada de energia, com seus fornecedores ainda mais eficiente e dinâmica, o Mercado Eletrônico desenvolveu uma ferramenta customizada para o serviço de diligenciamento a ser prestado para a companhia. Plataforma líder em transações de compra e vendas entre empresas na América Latina e em Portugal, o ME contribuiu para aumentar de 54% para 70% o percentual de pedidos concluídos entregues dentro do prazo contratual na Petrobrás Regional São Paulo-Sul – 16% de crescimento referente a comparação entre o 1° e o 2° semestre de 2013. O novo recurso mantém os padrões de qualidade das negociações e garante o cumprimento de prazos de entrega.

De acordo com Luiz Gastão Bolonhez, vice-presidente Comercial e Marketing do Mercado Eletrônico, anteriormente os procedimentos de diligenciamento não eram automatizados. “A Petrobrás possuía uma equipe de diligenciamento das compras, que cobrava diariamente as datas e os status das entregas dos materiais com os fornecedores de forma manual, por telefone e email”, conclui. “Os controles eram realizados por planilhas, o que não permitia ter a visão total dos processos e demandava muito tempo dedicado do time. Com a solução de diligenciamento, a Petrobras conseguiu otimizar procedimentos e gerenciar melhor o processo e a equipe”, acrescenta o diretor.

Uma vez no sistema, o pedido fica disponível automaticamente para os fornecedores e também para o time do Mercado Eletrônico – com colaboradores dedicados ao projeto Petrobras. A equipe é responsável por acompanhar os processos e garantir o cumprimento dos termos do contrato, de forma ágil e pró-ativa. A solução do ME foi desenhada, também, para promover a interação entre os fornecedores e a Petrobras, com disponibilização de informações em tempo real. “Caso uma empresa não consiga cumprir o prazo de entrega estipulado, a Petrobras é informada imediatamente e pode tomar uma ação junto ao fornecedor. A definição ocorre de maneira ativa e não mais reativa como ocorria anteriormente”, explica Luiz Gastão Bolonhez.

A primeira etapa do projeto foi entregue em setembro de 2013 e, neste primeiro trimestre de 2014, a segunda fase já foi implementada e contempla o diligenciamento de pedidos de compra com eventos intermediários, ou seja, itens com inspeção de fabricação e aprovações de desenhos ou documentação.

O Mercado Eletrônico é a plataforma de negócios líder em transações de compra e vendas entre empresas na América Latina. Com mais de R$ 60 bilhões de transações por ano e 60 mil empresas colaborando e gerando negócios, o Mercado Eletrônico oferece a melhor tecnologia, conteúdo e serviços diferenciados para empresas que buscam reduzir custos e melhorar a performance na gestão de suprimentos. [www.me.com.br].

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