Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2014 - 09:02

Claro reforça infraestrutura de rede para tráfego de voz e dados durante a Copa do Mundo

Foram mais de R$300 milhões aplicados pela operadora nas 12 cidades-sede do Mundial, nas tecnologias 2G, 3GMax e 4GMax. Investimento tornou possível lançamento de serviços especiais voltados para turistas estrangeiros, além de contratos de roaming 4GMax com 18 operadoras de vários países. Expectativa é que 25% dos 600 mil turistas estrangeiros utilizem o roaming internacional na rede da operadora.

Rio de Janeiro - Para reforçar a infraestrutura necessária para atender o aumento na demanda no tráfego de voz e dados por dispositivos móveis durante a Copa do Mundo, que começa hoje, 12, a Claro realizou amplos investimentos no Brasil. Foram mais de R$ 300 milhões aplicados pela empresa no último ano, apenas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo para oferecer aos brasileiros e turistas estrangeiros a melhor experiência em internet móvel do Brasil.

A Claro estima um aumento no tráfego de voz e dados de mais de 100% durante os dias de jogos da Copa do Mundo, nas áreas com maior concentração de pessoas, como estádios e pontos de encontro de torcidas. “O principal desafio da Claro foi garantir a infraestrutura necessária para atender com qualidade essa demanda que é que é excessiva, porém pontual”, avalia o diretor de Rede de Acesso da Claro, Celso Birraque. Segundo ele, além do aumento no volume do tráfego, durante as partidas também é registrada uma mudança no perfil de uso. “Em geral, o tráfego principal da rede de dados é para downloads. No entanto, durante os jogos nos estádios, esse tráfego passa a ser primordialmente de uploads, com os usuários compartilhando fotos e vídeos em suas redes sociais.”

Para garantir a cobertura nos 12 estádios da Copa do Mundo, foram adotadas soluções indoor de última geração, com centenas de antenas de cobertura celular dedicadas espalhadas ao longo das áreas de arquibancada, imprensa, setores VIPs, lanchonetes, entre outras. Em todos eles foi implementada rede de fibra óptica para conexão entre as antenas e as centrais de voz, dados e saídas de internet, sempre com duas vias de acesso para garantir continuidade dos serviços. Em seis arenas brasileiras, a Claro também vai oferecer sua rede Wi-Fi, que poderá ser utilizada automaticamente pelos clientes e vai reforçar a capacidade de transmissão de dados. No entorno dos estádios, além das estações fixas já existentes, também foram dedicadas 46 estações móveis (COWs) nas tecnologias 2G, 3GMax e 4GMax para reforçar a rede na chegada e saída dos torcedores e para as Fan Fests promovidas pela Fifa.

A cobertura nas 12 cidades-sede também foi ampliada, investimento que continuará a beneficiar os clientes Claro após o Mundial. Foram instaladas soluções indoor nos 14 aeroportos que vão receber os turistas do Mundial. Pontos turísticos e regiões hoteleiras também foram beneficiados. Além disso, para ampliar a rede 4GMax, que permite o tráfego de dados em altíssima velocidade, foram implantadas mais de 400 novas Estações Rádio-Base (ERBs), além de mais de 790 ERBs na tecnologia 3GMax nessas cidades.

A rede Wi-Fi, gratuita para todos os clientes da operadora, também vai contribuir para suprir a demanda por tráfego de dados. Para a Copa, foram disponibilizados 500 novos hotspots Wi-Fi e, atualmente, nas 12 cidades, a operadora já disponibiliza mais de 6 mil pontos. A Claro também ampliou sua rede de fibra óptica nessas cidades e, atualmente, no Brasil, já são mais de 120 mil km de fibra instalada.

Durante todo o Mundial, equipes especializadas e com experiência em eventos de grande porte farão o monitoramento e estarão preparadas para realizar a prevenção de instabilidades e garantir respostas rápidas no caso de congestionamentos e falhas.

Serviços para turistas Os investimentos em cobertura vão contribuir para que a Claro ofereça os melhores serviços também para os visitantes estrangeiros. A estimativa é de que 25% dos 600 mil visitantes estrangeiros esperados entre junho e julho no país, segundo dados do Ministério do Turismo, utilizem os serviços de roaming internacional da operadora. Especialmente para o Mundial de futebol, a Claro firmou contratos de roaming internacional na rede 4G para 18 operadoras, localizadas na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia, para visitantes estrangeiros.

“Além dos contratos de roaming, a Claro aposta em serviços diferenciados que vão incentivar a comunicação e o compartilhamento de informações no período”, afirma Alexandre Olivari, diretor de SVA e Roaming da Claro.

Um exemplo é o Claro Visitors. Lançado no último mês, trata-se de um pacote pré-pago desenvolvido exclusivamente para o estrangeiro em visita ao Brasil. A expectativa da operadora é comercializar 100 mil unidades do produto para esse público até o final do ano.

Com valor de R$60, o produto contempla 300 MB de dados, 40 torpedos internacionais, 40 torpedos nacionais, 21 minutos em ligações locais, 21 minutos para ligações de longa distância nacional e internacional, SMS grátis entre chips Claro Visitors, além do acesso gratuito ao Facebook e Twitter.O usuário navegará com o 4GMax, caso tenha aparelho compatível com a frequência de 2,5GHz, ou na rede 3GMax, no caso dos demais aparelhos.

O chip é ativado no DDD da região onde foi adquirido e habilitado diretamente do celular, com três opções de idiomas: português, inglês e espanhol, com menu e voice mail bilíngue (português e inglês). Toda a comunicação do folheto que acompanha o produto é em inglês. O cadastro pode ser feito pelo número do passaporte.

Desde março, todos os clientes Claro já podem navegar com o 4G mais rápido do mundo, comprovado pelo relatório State of LTE e publicado pela OpenSignal, e sem nenhum custo adicional com relação ao 3GMax. E, nesta rede de alta velocidade, o usuário ainda pode aproveitar o novo serviço Claro Viagens, que auxiliará o turista quanto às informações de hotéis próximos aos estádios, pontos turísticos e transporte.

Abaixo, a relação completa de produtos e serviços da Claro voltados para turistas: .Claro Visitors-É um chip pré-pago, desenvolvido exclusivamente para o estrangeiro em visita ao Brasil, que estará disponível, a partir da próxima semana, em vários pontos de venda Claro. É ativado no DDD da região onde foi adquirido e habilitado diretamente do celular, com três opções de idiomas: português, inglês e espanhol, com menu e voice mail bilíngue (português e inglês). Toda a comunicação do folheto que acompanha o produto é em inglês. O cadastro pode ser feito pelo número do passaporte.

O usuário navegará com o 4GMax, caso tenha aparelho compatível com a frequência de 2,5GHz, ou na rede 3GMax, com valor de R$60, que contempla: 300 MB de dados, 40 torpedos internacionais, 40 torpedos nacionais, 21 minutos em ligações locais, 21 minutos para ligações de longa distância nacional e internacional, SMS grátis entre chips Claro Visitors, além do acesso gratuito ao Facebook e Twitter.

. Roaming Internacional em 4G -A partir de junho, a Claro passará a oferecer o roaming internacional na rede 4G, por meio de acordos com 18 operadoras internacionais, em 14 países aos visitantes estrangeiros de continentes como, Ásia, Europa, América do Norte e América Latina. Os que tiverem aparelho compatível navegarão no 4GMax da Claro. Clientes Claro também poderão navegar na rede de quarta geração fora do País.

A Claro é a operadora com maior portfólio de pacotes de roaming internacional e mantêm acordos internacionais em todo o mundo. Atualmente são 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes.

. Claro Viagens -O serviço fornece informações sobre as principais cidades brasileiras e do mundo, com destaque para as cidades-sede dos jogos de futebol no Brasil, com relação às dicas de hospedagem, meios de locomoção e mapas com navegação, restaurantes, conveniência, além de dicas sobre os principais pontos turísticos da região. Também é possível integrar as informações com as redes sociais e salvar o conteúdo offline.

O Claro Viagens conta com uma versão MMS, para usuários de feature phones, em que o cliente pode escolher o tema de viagens que gostaria de receber, entre eles, viagens românticas, viagem com família, com amigos, etc. Essa opção já está disponível e a assinatura é semanal, por apenas R$2,99, sendo que a primeira semana de utilização é gratuita.

O aplicativo do serviço estará disponível a partir de junho, na versão Android, e contará com os idiomas português, inglês e espanhol, podendo atender aos turistas estrangeiros.

. Claro Wi-Fi Max -A rede sem fio da Claro está disponível gratuitamente para todos os clientes pós-pagos, em mais de 6 mil pontos de acessos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

. Claro Idiomas -Além dos cursos já disponíveis na plataforma de idiomas da operadora, como o de Inglês e Espanhol, o cliente Claro que quiser se preparar para receber os turistas estrangeiros poderá adquirir os módulos em inglês focados em uma categoria específica, como taxista, comércio ou restaurante.

Para assinar o serviço, o usuário deverá enviar um SMS com a palavra-chave de interesse: “Táxi”, “Comércio” ou “Restaurante”, para 411. A tarifa é de R$2,99 por semana.

. Clarovideo - Clientes Claro já têm mais uma novidade na programação do Clarovideo, a locadora online da operadora. Trata-se de um conteúdo especial de futebol, com filmes relacionados ao esporte e documentários. O serviço pode ser acessado em smartphones, tablets e PCs, com valor mensal de R$13,90 e opções de contratação de filmes recém-lançados, por apenas R$6,90 cada.

. FutCel - O Portal de Futebol da Claro oferece conteúdos relacionados ao mundo do futebol, com tabela de jogos dos principais campeonatos, informações sobre os bastidores e curiosidades, além de imagens e vídeos. O serviço está disponível por meio do envio de SMS que o cliente recebe com notícias, além de um site mobile HTML5. O aplicativo para Android estará disponível a partir de junho. O FutCel tem um valor de R$2,99 por semana.

Serviços de atendimento ao turista estrangeiro: . Na aquisição do chip Claro Visitors -Na primeira ligação, o cliente será interceptado e poderá escolher entre os idiomas inglês e espanhol. Ele escutará uma locução no idioma escolhido solicitando o cadastro via *552# (USSD). A habilitação do chip será feita por meio da ferramenta, com as informações concedidas pelo cliente, inclusive número do passaporte.

. Atendimento 1052: A URA terá a opção de atendimento em português, inglês ou espanhol.

. Na aquisição do chip pré-pago (comum) -Na primeira ligação, o cliente será interceptado e poderá escolher entre os idiomas inglês e espanhol. Ele ouvirá uma mensagem no idioma selecionado, pedindo que se dirija a uma loja Claro para realização do cadastro. Em loja, este cliente realizará o cadastro, mediante apresentação do seu passaporte.

A Claro é uma das líderes em telefonia celular, atua nacionalmente e atende a mais de 68 milhões de clientes. Está presente em mais de 3.600 municípios com as tecnologias GSM, 3GMax e 4GMax. Destaca-se na oferta de conteúdos e serviços inovadores e possui acordos de roaming em mais de 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos três maiores grupos de telefonia móvel do mundo. | Claro: www.claro.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira