Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2014 - 09:06

Ultrassonografia de pele e unha auxilia na avaliação das doenças dermatológicas e procedimentos estéticos

Um método ainda pouco conhecido, mas capaz de ajudar na avaliação de algumas doenças dermatológicas, principalmente tumores de pele, os mais frequentes na população brasileira.

A afirmação sobre a eficácia da ultrassonografia de pele e unha é da dra. Clarissa Canella, radiologista do Alta Excelência Diagnóstica, no Rio de Janeiro.

Segundo a médica, o exame tem se mostrado um aliado na abordagem da doença. Ela explica que a técnica é eficaz, pois determina com exatidão a extensão da lesão cutânea, sua localização, profundidade, vascularização e relação com outras estruturas, tudo isso sem expor o paciente à radiação.

“A grande vantagem do exame é que se trata de um procedimento simples e não invasivo, porém extremamente completo para auxiliar no diagnóstico e fornecer informações adicionais ao exame clínico. É importante que os médicos conheçam a técnica para que possam utilizá-la na investigação das doenças dermatológicas em seus pacientes”, revela a médica.

Além de tumores de pele e vasculares, o ultrassom é útil também na área de dermatologia cosmética e na análise das lesões de unha.

O exame é feito com um equipamento que usa transdutores específicos de alta resolução, com sondas de 18 ou 20 MHz, o que permite avaliar, sobretudo, a profundidade do dano.

Clarissa reforça a importância da realização do exame. “A utilização da ultrassonografia é benéfica na orientação de alguns tratamentos, principalmente cosméticos, e também fornece informações para a abordagem de lesões cirúrgicas. Dessa forma, a técnica contribui para a eficácia da conduta adotada”, finaliza a radiologista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira