Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2014 - 09:15

A memória, a justiça e o perdão, de Amelia Valcárcel, ganha tradução para o português

Edições Sesc São Paulo lançam versão traduzida de obra que imerge no mais humano dos sentimentos: o perdão.

Pensar o perdão é uma das mais rotineiras atividades humanas, se configurando como um artifício em favor da sobrevivência. Entretanto, quando as teorias acerca deste tema extrapolam as barreiras do indíviduo e rumam de encontro a temas coletivos, o assunto ganha contornos epopéicos e de cabíveis análises para acompreensão do comportamento humano. Tudo posto, as Edições Sesc São Paulo, com seu papel de promoveracesso às intelectualidades e desenvolvimento das áreas humanas, lança tradução inédita de A memória, a justiça e o perdão, de Amelia Valcárcel, uma obra de referência no estudo do perdão. A tradução é de Newton Cunha.

O livro transita pelos signos e filosofias relacionados, para além do próprio perdão, a dois dos pilares que o sustentam: a memória e a justiça.Em tempos modernos, por incrível que possa parecer, ambos os conceitos carregam cargas de seus arcaicos entendimentos, aos quais a justiça é vista como pena e o perdão como esquecimento.

“Poucas vezes empregaremos, verdadeiramente, as formas do verbo “perdoar”. “Perdoou-o” é mais comum que “perdoa-o”, e o uso no futuro, “perdoá-lo-á”, é pouco usual. E, se nos tempos verbais cabe fazer essas distinções, nas pessoas que os usam o campo é ainda mais restrito, porque o uso desse termo não implica que utilizemos o perdão, nem que o conheçamos”

Amelia Valcárcel - Tudo o que envolve o perdão e a justiça passa por uma série de questões que, ao longo dos tempos, se afirmaram de acordo com culturas e tradições vigentes. No oriente médio, por exemplo, tivemos no Código de Hamurábi a base da justiça, que por sua vez era pautada na vingança explícita no conceito “olho por olho, dente por dente”. Já no Velho Testamento, muito a partir da figura bíblica de Caim, é perceptível a presença de vestígios da significação clássica de ‘castigo’ para que, por consequência deste, haja o perdão e a justiça. Portanto, há de se convir que as teorias e reflexões surgidas do estudo da memória, do perdão e da justiça são bastante amplas e, neste sentido, a obra de Amelia Valcárcel permite-se adentrar às pluralidades das temáticas.

Por fim, vale citar as relações do perdão com a ética, religião e questões como “quem deve pagar?”, “como pagar?”. Também destacam-se temas, como‘Crimes contra a humanidade’. A obra investiga a fundo todas essas questões. Esse trabalho de investigação e análise é obrigatório porque não só aqui estamos carentes de perdão. Sua necessidade é agora mundial.

Autora: AmeliaValcárcel é catedrática de Filosofia Moral e Política da UNED (Universidade de Educação a Distância), conselheira eletiva do Estado e vice-presidente do Real Patronato do Museu do Prado. Durante três décadas foi professora titular de Ética na Universidade de Oviedo. Autora de uma dezena de livros, entre os quais Hegel e a ética, Do medo da igualdade, Ética contra estética (publicado no Brasil em coedição Edições Sesc São Paulo e Editora Perspectiva), Ética para um mundo global, Falemos deDeus (em parceria com Victoria Camps), além de artigos para periódicos nacionais e estrangeiros e capítulos em obras coletivas. Dentre essas últimas, Ética ecultura (publicado igualmente em coedição Edições Sesc São Paulo e Editora Perspectiva), livro que resultou de um Seminário Internacional promovido pela instituição, em 2001.

As Edições Sesc São Paulo -Segmento editorial do SESC, as publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. As Edições SESC SP têm em seu catálogo publicações nas áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história.Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais, que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o SESC firma-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país.

.140 páginas | Preço:R$ 36,00 | ISBN:978-85-7995-067-4.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira