Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2007 - 08:35

Drogaria Onofre adota nova estratégia de marca

Para concluir todas as mudanças que a empresa se propôs a fazer, a rede paulistana investe R$ 5 milhões em um novo projeto de marca e identidade visual, visando trazer os conceitos de inovação e pioneirismo que a tornaram uma das principais redes do Brasil nos últimos anos.

A Drogaria Onofre sempre teve inovação e pioneirismo como diferenciais de sua operação. Inspirado no mercado europeu, a rede trouxe para o Brasil um novo conceito de negócio para satisfazer os seus clientes, investindo na integração da venda de medicamentos com ambientações focadas no bem-estar e em uma nova experiência de compra.

Há três anos, com a inauguração da primeira Megastore, em São Paulo, a Drogaria Onofre contagiou a concorrência ao sair na frente e oferecer um layout futurista e arquitetura projetada para transformar o ambiente das farmácias num local agradável, que traduzisse os conceitos de saúde, beleza e harmonia para seus clientes.

“Nossa mudança começou de dentro para fora e era natural que com o passar do tempo buscássemos uma maneira de concretizar e externalizar esses conceitos em uma nova marca”, revela Marcos Arede, diretor comercial da rede. Para tanto, foi contratada a empresa 100% Design, que teve como desafio trazer para a marca os conceitos de inovação e pioneirismo, sem abrir mão da credibilidade e solidez já alcançadas.

A nova marca aposta em movimento, sempre ascendente, adota tons de verde no azul e cantos arredondados, abrindo mão da rigidez anterior que vinha na forma de arestas e cantos duros. A cruz, que remete à doença cede espaço às ondas, que apostam na cura pela água, no bem-estar, paz e tranqüilidade.

“Nosso trabalho foi focado em rejuvenescer a marca, sem perder a identidade já conquistada”, revela o diretor. Agora a imagem externa da Drogaria Onofre passa a ter sinergia com a interna que já havia sido implantada. O resultado é uma marca humanizada, contemporânea, dinâmica, coerente com a experiência que os clientes já tinham dentro das lojas, que foram desenvolvidas para trabalhar todos os sentidos, da visão ao tato, passando pela audição, olfato e até mesmo o paladar que é contemplado no café das MegaStores, mais uma exclusividade da rede.

Ao todo, a Drogaria Onofre está investindo 5 milhões em sua nova marca, incluindo desenvolvimento, implantação e publicidade.

História de inovação - Em 1970, a Onofre inovou o setor ao utilizar o sistema de check out, como nos supermercados, separando atendimento farmacêutico e balcão de pagamento.

Na década de 80, a Drogaria Onofre enfrentou um processo com os órgãos governamentais competentes da época no qual provou que a demanda por remédios é “inelástica”, portanto, o desconto nos medicamentos era um benefício ao cidadão, e não incentivo ao consumo exagerado. O resultado direcionou todo o mercado para o modelo atual, de venda de medicamentos com descontos aplicados sobre a tabela que regula o setor.

Antes disso, liderou o movimento que tirou o caixa de cobrança do próprio farmacêutico, colocando-o nos check-outs exclusivos de cobrança na saída das lojas, modelo padrão da indústria atualmente.

No ano de 1998, a Drogaria Onofre inaugura a loja da Rebouças esquina com Pedroso de Morais e inova com a venda no sistema de drive-thru. Hoje são 3 lojas (Pinheiros, Morumbi e Granja Viana) com esse serviço de venda para o cliente, sem descer do carro.

Em 1999, foi a primeira rede a implantar vendas pela Internet e call center, por meio do Farmácia em Casa, que depois veio a chamar-se Onofre em Casa.

De lá para cá, rompeu outro desafio que era oferecer preços baixos sem abrir mão da excelência na prestação de serviços. Diferenciou-se por ser até hoje a única rede farmacêutica que vende perfumaria francesa no mundo, por meio das MegaStores, inaugurada em 2003.

Perfil da Drogaria Onofre - Fundada em 1934, a Drogaria Onofre conta com 33 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com quase 30 mil itens ativos e 1.700 funcionários, a rede é pioneira em oferecer descontos em medicamentos e comercializá-los por telefone e Internet, criando um novo conceito: o Onofre em Casa. O serviço de entrega em domicílio é líder no segmento e vende todos os medicamentos com descontos de no mínimo 30%. Em suas quatro MegaStores em São Paulo, a Drogaria Onofre oferece serviços de saúde e tratamentos de beleza gratuitos, como massagem e limpeza de pele, entre outros. O SAC na Grande São Paulo é (11) 3111-6533, no Rio de Janeiro (21) 3294-9494 e em Belo Horizonte (31) 3115-1515. Para outras localidades: (0800) 115533. | Website: www.onofre.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira