Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2014 - 10:00

Projeto da illycaffè contribui para arte na Bósnia


Nova coleção de xícaras artísticas da torrefadora italiana promove acervo e construção de museu em Sarajevo.

Foi lançada em Sarajevo, no último dia 4 de junho, a nova coleção do projeto internacional illy Art Collection, assinada pelo artista bósnio Dean Jokanovic Toumin. Ela representa o primeiro passo de uma parceria entre a illycaffè e a Fundação Ars Aevi, mantenedora do museu de arte homônimo na capital da Bósnia. Com um acervo de cerca de 150 obras de arte contemporânea ainda em instalações provisórias, o Museu Ars Aevi precisa de recursos para a construção do seu prédio, projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. A renda das vendas da coleção desenhada por Toumin será destinada à Ars Aevi.

2014-dean-touminAs xícaras da nova coleção trazem uma frase de um escritor do século 18, Avigdor Pawsner: "If you are looking for hell, ask the artist where it is. If you don't find the artist, then you are already in hell” (“Se você procura pelo inferno, pergunte ao artista onde ele fica. Se você não encontra o artista, então já está no inferno”). Natural de Saravejo e hoje com 68 anos, Toumin é famoso por uma visão artística que combina estruturas geométricas com ambientes arquitetônicos, urbanos e sócio-culturais. Frequentemente ele levanta questões subversivas em relação a convenções, costumes e valores.

Primeira parceira privada da Fundação Ars Aevi, a illycaffè criou a illy Art Collection em 1992. Desde então, contou com a colaboração de artistas do calibre de Marina Abramovic, Michelangelo Pistoletto, Anish Kapoor e Liu Wei, entre tantos outros, expressando referências da arte contemporânea em xícaras de café. A colaboração na Bósnia é um incentivo à cena cultural de Sarajevo, prejudicada nos últimos anos pela instabilidade política que afetou a região especialmente na década de 1990.

A illycaffè -Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora illycaffè produz e comercializa um blend de café espresso 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. Os produtos illy são comercializados em 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil dos melhores restaurantes e cafeterias. As espressamente illy, cafeterias de estilo italiano, estão presentes em 30 países, com mais de 230 pontos de venda. Com o objetivo de difundir a cultura do café, a illycaffè fundou a Università del caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, equipe de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega 900 pessoas em todo o mundo e tem um faturamento consolidado de € 361 milhões (resultados de 2012). É parceira oficial da Expo Milão 2015 e responsável pelo Cluster do Café, o grande pavilhão inteiramente dedicado à bebida na exposição universal, intitulado “Da planta à xícara”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira