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14/06/2014 - 10:22

Coaching ativo traz resultados e colaboradores mais felizes


O trabalho de coaching ajuda os interessados a atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. Contudo, as empresas querem mais que um diagnóstico e orientação. As necessidades corporativas exigem também um acompanhamento constante para efetivar mudanças e resultados, por isso, o surgimento do coaching ativo.

O profissional desta área atua nas dificuldades da empresa e dos colaboradores, avaliando questões como aonde os funcionários querem chegar, que valores cultivam ou quem tem perfil de líder. Por isso, é de suma importância que o coaching ativo seja desenvolvido por consultores externos, que possam ver todas as variáveis com um olhar de fora, mas que também tenham experiência dentro das empresas e não apenas em trabalhos de consultoria. É preciso saber como são as rotinas corporativas na prática

Basicamente, o coaching ativo envolve duas etapas. No primeiro momento é feito o diagnóstico da empresa e dos colaboradores. É preciso ser neutro e ouvir todos com cautela para conhecer a realidade dos envolvidos e então fazer uma análise criteriosa. Esse ciclo de observação leva cerca de três meses.

Se o trabalho fosse apenas de coaching, o consultor encerraria com uma orientação aos envolvidos, mas por ser ativo, inicia-se o processo de acompanhamento na área de trabalho. Também são realizadas atividades práticas, sendo 80% no local de trabalho e 20% em sala de aula. Após a obtenção de informações e realização de diferentes atividades é feito um plano de ação de melhorias.

Durante 15 dias por mês, por cerca de um ano e meio, o coach permanece na empresa e junto aos colaboradores propõe mudanças. Mais que sugerir, o papel do consultor é acompanhar esse processo de perto, se envolver e dar suas opiniões para a obtenção de melhores resultados. Esse é um modo que evita que todo o trabalho desenvolvido seja perdido.

Os resultados, com certeza, compensam o investimento. O coaching ativo atua diretamente na atitude das pessoas, desperta a melhoria da performance do indivíduo e em conjunto desenvolve melhorias nos processos atingindo resultados positivos. Por meio das ações de melhorias há a redução de custos, perdas e descartes. Na parte humana, os colaboradores ficam mais felizes, em funções que desejam e com uma comunicação que beneficia a todos.

. Por: Orlando da Silva. consultor da SBA Associados e especialista em gestão humana e processos. Consultor da SBA Associados Orlando da Silva.

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