Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 09:01

Sistema de antenas distribuídas implantado pela Comba Telecom conta com no-breaks Eaton

São Paulo(SP)-O campeonato com seleções de todo o mundo vai começar e a qualidade e a frequência do sinal RF Celular para dispositivos móveis nos estádios é parte da infraestrutura necessária para o bom andamento do evento. A Comba Telecom, multinacional de origem chinesa e presente no Brasil desde 2006, recebeu do pool de operadoras de telefonia móvel a responsabilidade de implantar a infraestrutura necessária para o fornecimento do sinal nos estádios de Brasília, Fortaleza, Salvador e Recife, ainda em 2013. Em 2014, o sistema foi instalado também nos estádios de Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo. A Eaton foi escolhida para fornecer os no-breaks para estes sistemas, de forma a garantir energia ininterrupta e a continuidade do sinal RF Celular em caso de problemas de energia nos estádios.

A solução implantada pela Comba Telecom foi o DAS – Sistema de Antenas Distribuídas, multioperadora e multitecnologia (iDEN, 2G, 3G, 4G) e alguns estádios também o Wi-Fi. “Implantamos um sistema irradiante, onde no mesmo cabo passam todas as tecnologias, em frequências diferentes”, explica Aurélio Souza, General Project Manager da Comba Telecom. No jogo teste da Arena Itaquera, em São Paulo, realizado no dia 1º de junho, o sinal funcionou perfeitamente e não houve qualquer contratempo.

A infraestrutura instalada nos estádios segue operante e permanecerá como legado do campeonato que começa no próximo dia 12 de junho. “As operadoras passarão a gerenciar o sistema e em cada estádio existe uma operadora prime, que vai assumir toda a infraestrutura”, conta Aurélio. De acordo com ele, a expertise da empresa são os sistemas irradiantes. “Esse é o coração da solução, os produtos da ponta. No caso dos estádios vendemos uma solução completa, tudo já é da operadora e é ativado no momento da implantação”, descreve.

“O lançamento do 4G no Brasil, de acordo com o cronograma que o governo impôs, foi um desafio em 2013, quando o sistema foi implantado nos primeiros estádios, porque viriam muitos estrangeiros ao país para os jogos que aconteceram naquele ano, acostumados com o 4G”, conta Roberto Haselmann Paulo, Engenheiro e Gerente de Contas da Eaton. “Agilidade era fundamental por isso“, complementa.

Nesse contexto, a Eaton foi escolhida para fornecer os no-breaks, considerando-se primeiramente à sua superioridade técnica. “Checamos os aspectos técnicos em primeiro lugar, depois consideramos preço e prazo e a Eaton ofereceu a melhor proposta”, relata Aurélio. “Também pedimos às operadoras um pool de fornecedores homologados e a Eaton estava nessa relação”, lembra.

Para que o sinal RF Celular não seja interrompido nos estádios durante eventos de grande porte, o fornecimento ininterrupto de energia é imprescindível. A Comba Telecom optou pelos no-breaks Eaton, que garantem a continuidade do sinal em cada um dos estádios. “Identificamos os no-breaks Eaton DX, 93E e 9390 como soluções competitivas, que atendiam todas as necessidades do cliente”, revela Roberto. “Cada equipamento tem a capacidade requerida para alimentar toda a infraestrutura, o dimensionamento identificou a necessidade de cada um deles, considerando o hotel de BTS, que é como chamamos a sala de equipamentos”, declara Aurélio. A necessidade de energia é diferente, na medida em que cada estádio exige um número diferente, por exemplo, de antenas que irradiam o sinal. Em cada um, a necessidade foi dimensionada para que o no-break garanta energia ininterrupta ao sistema.

Eaton Corporation - A Eaton é uma empresa de gerenciamento de energia com vendas de US$ 22,0 bilhões em 2013. Fornece soluções de eficiência energética que ajudam seus clientes a gerenciar a energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficaz, segura e sustentável. A empresa conta com aproximadamente 101.000 funcionários e vende seus produtos para clientes em mais de 175 países. [www.eaton.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira