Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 09:04

Como integrar SAC e Loja Física

Dicas da equipe NeoAssist.

Se você tem uma loja física, provavelmente já deve ter se dado conta da importância de um bom atendimento. Educação, eficiência, agilidade são alguns pontos que devem marcar a sua interação presencial com o cliente. Mas oferecer apenas essa forma de atendimento não é suficiente para satisfazer o consumidor, especialmente na hora de estabelecer um vínculo mais duradouro com a clientela.

Depois que o comprador sai pelas portas da loja, ou antes mesmo que ele entre por elas, dúvidas podem surgir, problemas em relação aos produtos e serviços podem ocorrer e, nesse meio tempo, será preciso um ou mais canais de comunicação com a empresa, a fim de ter os seus questionamentos esclarecidos, reclamações, sugestões e elogios ouvidos. Daí a importância de investir na integração da sua loja física com um eficiente Serviço de Atendimento ao Consumidor. Não sabe como fazer isso? Então confira nossas dicas.

Por que integrar o SAC à loja física? Quem recebe um bom suporte e é escutado quando busca atendimento, se sente valorizado, cria um vínculo com a empresa e divulga a satisfação entre sua rede de contatos. Dentro de um mês, um cliente de SAC pode transmitir a experiência positiva para pelo menos seis pessoas. Além disso, quando sua reclamação é ouvida e resolvida, ele adquire simpatia pela empresa ou produto em 90% dos casos.

Esses números indicam que vale a pena ir além do atendimento presencial na loja física e apostar na integração com o SAC para fidelizar os clientes, afinal, o bom atendimento, relacionamento e comunicação entre empresa e consumidor devem acontecer em qualquer situação e ambiente, seja ele físico ou virtual.

Alinhando as informações - A integração do SAC à loja física só é bem-sucedida quando há um alinhamento efetivo das informações. Isso porque não adianta oferecer um Serviço de Atendimento ao Consumidor sem que este tenha acesso aos dados atualizados da loja física. O resultado nesse caso é sempre desastroso, já que a tendência é que os atendentes do SAC repassem informações erradas.

Para evitar que os dados do SAC e da loja física sejam conflitantes, o ideal é manter os registros sempre atualizados e completos. Os dados pessoais, reclamações, trocas solicitadas e outras informações devem ser idênticos tanto na loja quanto no SAC. Um sistema online seguro pode fazer toda diferença nesse processo!

Integração multicanal - Normalmente, a integração entre loja e SAC começa pelo atendimento telefônico, por uma questão mais de hábito do que de funcionalidade. Mas, hoje em dia, com a ascensão das mídias sociais e inúmeras possibilidades tecnológicas, o atendimento multicanal acaba se configurando como uma alternativa mais prática, rápida e econômica para manter contato.

Uma opção simples, mas muito eficaz nesses casos, é integrar as solicitações realizadas no SAC ao atendimento nas lojas. Vamos imaginar a seguinte situação: uma pessoa entra em contato para solicitar a troca de um par de calçados comprados online, mas fica em dúvida sobre o tamanho da nova peça. O atendente direciona a troca a uma loja física, que a realiza presencialmente e registra a finalização do atendimento, iniciado por qualquer um dos canais de contato da empresa (telefone, e-mail, chat, redes sociais). O usuário ainda poderá receber uma mensagem do SAC, perguntando se ficou satisfeito com a troca. Quem não quer ser atendido de forma exclusiva?.

E aí, gostou das nossas dicas? Preparado para integrar sua loja ao SAC? Então comece a elaborar suas estratégias, qualifique sua equipe, escolha os melhores equipamentos e sistemas. Depois, é só manter o seu padrão de qualidade no atendimento, tanto na loja física quanto no SAC. Sucesso e até a próxima!.

NeoAssist é uma das principais empresas de desenvolvimento de ferramentas para atendimento ao cliente.[www.neoassist.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira