Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 09:04

Riscos de problemas cardiovasculares são maiores durantes os jogos da Copa

Tensão durante os jogos e ingestão excessiva de sal, açúcar e álcool podem agravar o quadro de cardíacos e hipertensos.

Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, muitos torcedores já estão animados para vibrar durante os jogos da seleção brasileira. Conhecidos pela paixão pelo futebol, os brasileiros costuma se exaltar e se emocionar muito durante os jogos, o que pode acabar se tornando um risco, principalmente, para os que apresentam problemas cardíacos e hipertensão, que aumentam as chances da ocorrência de um infarto ou derrame cerebral. Um exemplo disso é o resultado de uma pesquisa realizada no Brasil durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, que constatou que no jogo entre Brasil e Holanda houve um aumento de 24% de atendimento de torcedores em prontos-socorros com alterações cardiovasculares.

Para o médico do Centro de Medicina nuclear da Guanabara (CMNG), Eduardo Duarte, “É muito importante lembrar que os ânimos exaltados e a tensão durante os jogos podem aumentar a carga de adrenalina, da pressão arterial e do consumo de oxigênio, que, em pacientes cardíacos e hipertensos, pode causar um mal súbito. Por isso é recomendável a prevenção para não tomar um susto enquanto estiver torcendo”.

Além da predisposição citada pelo profissional e da tensão da torcida, o consumo de petiscos e bebidas alcoólicas também ajuda a agravar a chances de ocorre um problema cardíaco. Isso porque, geralmente, os petiscos oferecidos nestas comemorações são ricos em sal e/ou açúcar, e é alta a oferta de bebidas alcoólicas, um perigo para os cardíacos, hipertensos e diabéticos. De acordo com o Dr. Duarte, o excesso no consumo de sal, açúcar e álcool causa uma maior retenção de líquidos no organismo - e o aumento da pressão arterial-, o aumento da glicose - que em excesso vira gordura e se acumula no organismo-, além da elevação da pressão sanguínea e danos no tecido do coração.

O médico esclarece que para evitar que esses males ocorram, é necessário, além da realização de um check-up de rotina e do controle dos ânimos, cuidado com a alimentação e ingestão de bebidas. Ele explica que as comidas muito condimentadas, gordurosas, salgadas e doces devem ser evitadas, e substituídas por alimentos mais saudáveis, e que se deve evitar uma grande ingestão de bebidas alcoólicas, que podem ser trocadas por sucos e água.

“Para evitar qualquer tipo de problema cardiovascular ao assistir os jogos é recomendado primeiro o controle do estresse e a calma. Também é aconselhável, no caso de ingestão de bebida alcoólica e estimulantes, intercalar com um copo de água para assegurar a hidratação, e moderar na ingestão de petiços”, ensina o médico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira