Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 09:13

Pesquisa revela dados alarmantes sobre AVC - Acidente Vascular Cerebral

Somente 15,6% dos entrevistados conheciam a sigla AVC. O neurologista Eduardo Belini esclarece algumas questões frequentes sobre o assunto.

A doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Mais de 100 mil brasileiros morrem todos os anos por AVC. E as projeções não são otimistas. O número de mortes por AVC deve aumentar para 6,5 milhões em 2015 e para 7,8 milhões em 2030.

Na maioria dos casos, o AVC é causado pelo entupimento de uma artéria cerebral por um coágulo, o que impede que o sangue chegue adequadamente a regiões importantes do cérebro, causando sintomas neurológicos.

Uma pesquisa realizada com a população brasileira sobre o Acidente Vascular Cerebral - AVC, chamado popularmente de derrame cerebral, publicada em fevereiro deste ano na revista Stroke, mostra resultados alarmantes: 90% dos brasileiros diz não ter nenhum tipo de informação sobre o AVC.

"Existe muito desconhecimento sobre a doença no Brasil, que não tem recebido a atenção necessária das autoridades", afirma o neurologista da Life Clinica, Dr. Luis Eduardo Belini.

Segundo o especialista, a situação se agrava, ainda, pois a maioria dos pacientes procura muito tarde o atendimento médico por desconhecimento da doença e de seus sintomas iniciais, o que dificulta o reconhecimento e encaminhamento rápido para um hospital adequado.

Mesmo os pacientes que sobreviveram a um AVC correm riscos: cerca de 50% morrem após um ano, 30% necessitam de auxílio para caminhar e 20% ficam com sequelas graves.

“Boa parte destas mortes e sequelas poderia ser evitada com medidas de prevenção, como dieta alimentar (ingerir pouco açúcar, sal e gordura), prática regular de exercício físico, não fumar, beber moderadamente e controlar a pressão alta, o colesterol e o diabetes, além de diminuir o estresse” finalizou Dr. Eduardo Belini.

Neurologia - Dr. Luis Eduardo Belini (CRM: 135.815): Luis Eduardo Belini é graduado em Medicina na UFRJ, com especialização em Neurologia na PUC-Campinas e pós-graduação em Neurologia no Hospital das Clínicas da UNICAMP. É docente de Medicina na Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, chefe do ambulatório de AVC da PUC-Campinas e Preceptor da Residência Médica em Neurologia.

Dr. Luis Eduardo Belini atende principalmente patologias como dores de cabeça, tonturas, dores lombares e cervicais, doenças neuro degenerativas como Parkinson e Alzheimer, déficit de memória mais leves, convulsões, neuropatias que apresentam formigamentos, dores e dormências em pés e mãos, distúrbios do sono e AVC (derrame).

A Life Clínica, localizada em Campinas, SP, oferece a seus pacientes cuidados e serviços médicos, odontológicos e estéticos em benefício da saúde e da promoção de qualidade de vida. São 17 anos de história, em busca da manutenção da excelência em serviços de saúde. Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que presta um atendimento humanizado e personalizado, a Life Clínica dispõe de profissionais que atuam nas áreas de angiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica geral, endocrinologia, cardiologia, estética facial, estética corporal, fertilidade e reprodução humana, fisioterapia, fisioterapia dermato-funcional, ginecologia, medicina laboratorial, metabologia, nutrição, obstetrícia, odontologia estética, odontologia para bebês, oftalmologia, ortodontia, pilates, pneumologia e psicologia. A Clínica Life conta ainda com o apoio de instalações modernas e o mais avançado e completo aparato tecnológico necessário para cada área de atuação. Blog da Life Clínica: www.lifeclinicacampinas.wordpress.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira