Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 10:15

Investir em SaaS é ter foco no negócio

Optar por soluções de software como serviço (SaaS - Software as a Service) significa pensar de forma estratégica no uso da tecnologia. Ao fazer isso, a empresa compra o know-how de especialistas e, ao mesmo tempo, consegue mitigar riscos, obter elasticidade e garantir velocidade na implementação - o famoso time-to-market.

Com exceção da indústria de tecnologia da informação, na qual o desenvolvimento de soluções é parte inerente do negócio, a maioria das empresas utiliza a tecnologia como meio para aumento de produtividade e melhoria de processos, redução de custo e controle. Ou seja, a escolha de uma solução está diretamente ligada à eficiência da companhia. E a opção por software como serviço endossa a preocupação da empresa em focar em seu negócio e garantir melhorias e mobilidade.

Para ser cada vez mais eficaz neste propósito, a indústria de software caminha para a especialização. Isso representa muito mais que apenas oferecer soluções para processos básicos. Trata-se de compreender as particularidades de cada segmento e propor soluções que agregam valor ao negócio.

Sabemos que produzir e vender fazem parte da rotina de qualquer empresa. No entanto, todos os segmentos possuem características próprias que afetarão diretamente sua performance. Na indústria de bens de consumo (CPG/CG), por exemplo, tudo o que estiver fora de seu core business é terceirizado, como a operação de logística. E quanto mais rápida for a logística, menor é o custo de transporte, o que se traduz em eficiência, melhora no processo e diminuição nos custos. Independentemente do setor, pensar em tecnologia de forma estratégica significa optar por soluções customizadas, que contemplam estas particularidades.

Além disso, o SaaS permite uma evolução constante das ferramentas utilizadas e as plataformas não se tornam obsoletas. Elas evoluem com o negócio. O mesmo vale para os dispositivos utilizados. Uma solução de SaaS pode ser implantada em notebooks, tablets, smartphones e qualquer dispositivo móvel. Com a tendência do BYOD (Bring Your Own Device), a falta de padronização dos aparelhos tende a aumentar cada vez mais. E as empresas precisam estar prontas para que suas soluções possam ser acessadas em diferentes dispositivos.

A especialização, além de soluções cada vez mais aderentes, traz outras vantagens que precisam ser contabilizadas na hora de se escolher uma solução no mercado. Entre elas, estão o tempo de implementação e de treinamento da equipe. Quanto menor o fator tempo, melhor para o negócio. Por isso, uma solução de SaaS também precisa ser intuitiva e fácil de usar.

Como acompanho de perto este mercado, posso apontar uma série de outros benefícios. Mas, um fator, em particular, ainda precisa ser ressaltado. Trata-se do ciclo de inovação. Trocar software sem planejamento é trabalhoso e caro. Com o SaaS, o ciclo já está garantido. O desenvolvimento já foi realizado, o produto foi testado e, com definições de SLA (acordo de nível de serviço), o risco é minimizado.

Esta é uma maneira completamente diferente de encarar o negócio e não apenas uma questão sobre ter dinheiro ou não para investir em tecnologia. É muito mais do que uma opção de compra. Manter a cadeia de valor funcionando, como um organismo vivo, é o que define uma operação direcionada para o SaaS.

. Por: Nélio Santos Filho, diretor de Solution Marketing para a América Latina da Spring Mobile Solutions.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira