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19/06/2014 - 06:03

Brascol reduz custo e aumenta segurança com RFID

Uma das maiores atacadistas e distribuidoras de roupas infantis do país atinge alto nível de controle de estoque com padrão GS1 para identificação por radiofrequência.

São Paulo - Em busca de maior segurança nos processos de entrada e saída dos volumes comercializados, a Brascol – uma das maiores atacadistas e distribuidoras de vestuário para bebês e infantojuvenil do Brasil – investe em solução de identificação por radiofrequência (RFID) de produtos e em processos logísticos das suas lojas na capital paulista, no bairro do Brás. Com alto volume de compra, venda, movimentação de carga e expedição de pedidos, a maior necessidade da Brascol era agilizar a logística, reduzir o tempo da expedição e automatizar o sistema de compra dos clientes.

Uma solução orientada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e construída pela ITAG Tecnologia proporcionou uma precisão nesses processos de quase 100%. A Brascol investiu em equipamentos e softwares geradores de etiquetas inteligentes e personalizadas para os itens como vestuário, calçados, roupas de banho e puericultura tanto de fabricantes diversos quanto produtos da própria marca. A ITAG também foi responsável por implementar o sistema em todos os processos desde a entrada de produtos, a conferência das mercadorias, a contabilidade, a administração, a área de vendas, os caixas até a expedição.

O resultado não poderia ser melhor. Após a implantação do sistema automatizado, a Brascol conseguiu não somente um histórico dos produtos seguro mas também eliminar perdas em função de manuseio inadequado e furtos. Atingiu controle total de seus estoques, ter uma economia operacional e, principalmente, oferecer uma expedição otimizada de atendimento aos clientes varejistas.

Para se ter uma ideia, o tempo de venda hoje para uma compra de 300 itens é de 20 minutos, contra 60 minutos gastos pelo comprador antes da implantação da RFID. Esse processo se repete em todas as etapas que exigem conferência como, por exemplo, o recebimento de mercadorias dos fornecedores ao levá-las para a área de vendas, nos caixas, no estoque (cada loja tem um próprio), nas embalagens dos produtos já vendidos e na separação para despachá-los aos varejistas.

Há 26 anos como uma das principais lojas do Shopping Mega Polo Moda – importante ponto de comércio atacadista – além de possuir uma loja de rua, a Brascol relata os principais benefícios percebidos ao adotar o padrão GS1 e a tecnologia RFID: . Controle de estoque | . Agilidade na separação e entrega da mercadoria | . Qualidade e assertividade no atendimento a clientes e fornecedores | . Redução de despesas | . Ajustes de custos de pessoal e de processos.

Padrão - Nessa nova fase da Brascol, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil orientou a ITAG, fornecedora da tecnologia a fazer uma etiqueta que pudesse atender ao padrão global GS1 – que inclui identificação, captura de dados e troca/compartilhamento de informação. A etiqueta inteligente produzida para os itens de marca própria está de acordo com o padrão global GS1, que identifica a empresa e seus produtos com uma numeração única e serial por meio do EPC (Código Eletrônico de Produto). As peças fabricadas por fornecedores externos ainda não estão nesse padrão.

“A GS1 também dá suporte para a ITAG e a Brascol ampliarem o uso do padrão global junto à sua cadeia de fornecedores, que atualmente utiliza uma codificação da Brascol. A ideia é que cada fornecedor faça uma identificação individual em seus produtos usando o padrão GS1, trazendo vantagens a todos os envolvidos na cadeia”, explica Wilson Cruz, assessor de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 57 mil associados. |www.gs1br.org.

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