Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2014 - 06:09

No Brasil 20% da população infantil e adolescente têm Asma

Doença crônica é controlada com cuidados que vão de limpeza a medicamentos.

No dia 21 de junho(sábado), será comemorado o Dia Nacional de Combate à Asma e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) chama atenção para o número crescente dos casos da doença, que hoje atinge cerca de 10% dos adultos e 20% das crianças e adolescentes brasileiros.

A Asma é uma doença inflamatória que dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias até os pulmões. Essa condição compromete a respiração e pode gerar uma série de complicações para o paciente, caso não esteja controlada.

Os principais sintomas são falta de ar, tosse e chiado no peito, que podem aparecer isoladamente ou ao mesmo tempo. Há vários tipos de Asma e cada um requer um tratamento específico. “Podemos classificá-la pela gravidade e controle, variando entre crises leves e esporádicas até sintomas mais intensos e muito frequentes. Há também uma diferenciação com relação ao seu aparecimento e foco alérgico. A Asma pode surgir na infância ou na fase adulta, com componente alérgico e não alérgico, podendo evoluir de forma mais grave se não tratada adequadamente”, explica Dr. Fábio F. Morato Castro, presidente da ASBAI.

A Asma é uma doença crônica, não tem cura, mas pode ser controlada desde que se tenha o acompanhamento periódico do especialista. Segundo o Dr. Castro, o asmático pode ter uma vida normal, igualmente a qualquer outro paciente portador de doença crônica como Diabetes e Hipertensão. “Para evitar as crises, além do tratamento medicamentoso, é preciso alguns cuidados ambientais como viver em ambiente limpo e arejado; evitar carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia; colocar capas antiácaros nos colchões e travesseiros; evitar produtos de limpeza de cheiro forte; proibir o fumo dentro de casa e limpar filtros de ar condicionado semanalmente”, ressalta o especialista.

Exercícios Físicos – Um dos tipos de Asma é a induzida por exercício (AIE), denominada por obstrução brônquica aguda, reversível, usualmente autolimitada, que ocorre após a prática de exercício físico extenuante em algumas pessoas portadoras de asma brônquica. Uma parcela destes pacientes pode apresentar reaparecimento dos sintomas de 4 a 10 horas após o exercício, sem que nenhum outro estímulo tenha ocorrido.

“Os sintomas clínicos da Asma Induzida por Exercícios (AIE) podem variar desde tosse (como sintoma único) a quadros típicos de asma, com sibilância e dispneia, ou apenas dor torácica. Alguns pacientes, entretanto, podem não apresentar sinais e sintomas clínicos, sendo o broncoespasmo apenas detectado com provas de função pulmonar”, explica o Dr. Flávio Sano, especialista em Alergia e diretor da ASBAI.

A obstrução brônquica atinge seu ponto máximo de 05 a 15 minutos após o exercício com retorno, geralmente espontâneo das condições pulmonares prévias ao exercício, em um período variável de 30 a 60 minutos. Uma parcela destes pacientes pode apresentar novo episódio de broncoespasmo, de 04 a 10 horas após o exercício, o que caracteriza a fase tardia da AIE.

O Dr. Sano alerta que asmáticos devem praticar exercícios físicos, mesmo possuindo função pulmonar e capacidade aeróbica menores do que os indivíduos sem asma. “A atividade física aeróbica deve ser estimulada de maneira crescente, sendo indicado, sempre por um especialista, o uso de medicações broncodilatadoras antes do exercício nos casos com AIE”, explica Dr. Sano.

Campanha – O tema Asma chamou a atenção da agência de publicidade McCAn Health, que criou, com o apoio da ASBAI, duas campanhas que estão sendo trabalhadas em veículos impressos. A ilustração gráfica traz o ácaro dentro do armário ou embaixo da cama com a frase: ‘Na asma infantil o monstro dentro do armário pode ser o ácaro’ e ‘Na asma infantil o monstro debaixo da cama pode ser o ácaro’.

“A ideia da campanha é abordar um tema complicado de forma lúdica e impactante para que as pessoas procurem saber mais sobre a doença, consultando fontes confiáveis de informação como o site da ASBAI. Acreditamos bastante no potencial da campanha e dessa parceria que fizemos com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia”, conta o criador das peças, Tárik Frank, da McCan Health.

ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros. [www.asbai.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira