Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2014 - 05:32

IAV-IDV desacelera em maio e cresce 5,4%

Para junho, a expectativa de crescimento é de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) constataram uma desaceleração em maio, com um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo mês de 2013. Este dado foi levantado pelo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente pelos associados do IDV, que também esperam um crescimento real nas vendas de 3,9% em junho, 1% em julho e 3,2% em agosto, em relação aos mesmos períodos do ano passado.

Já a recente divulgação da Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE) de abril, feita em 12 de junho, situou-se em 6,7% na comparação com abril de 2013. O resultado confirmou a precisão da estimativa do IAV-IDV do mesmo mês, que apontou aumento de 6,3% no realizado de vendas.

O varejo de não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou aumento de 2,1% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Por sua vez, a expectativa de crescimento para este e os próximos dois meses é pior do que o verificado em maio: 0,4% em junho, pois a Copa do Mundo não trouxe o crescimento antes esperado, negativo em julho (0,2%) e 1,3% em agosto.

Já o setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV em maio, com alta de 10,1% das vendas realizadas. Em relação a este e aos próximos meses, a expectativa é de crescimento de 9,3% em junho, 4,7% em julho e 8,3%, em agosto, sempre em relação aos mesmos períodos do ano anterior.

Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram crescimento de 6% em maio. Para junho, a expectativa é de alta de 4,2%; julho, queda de 0,5%; e agosto, aumento de 1,4%.

“Os primeiros cinco meses de 2014 apresentaram indicadores expressivamente superiores aos de 2013, com média de crescimento do IAV-IDV de 5,4% contra 2,6% no ano passado, sugerindo perspectivas melhores para o varejo nacional. Já o alinhamento do IAV-IDV com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi muito forte no primeiro quadrimestre de 2014, com média de crescimento do IAV-IDV de 5,4% contra 5,1% da PMC. Os principais pontos de atenção ainda são a confiança do consumidor, que continua em queda, ficando pelo 16º mês consecutivo abaixo da média histórica, influenciado, principalmente, pela baixa confiança futura dos consumidores”, analisa o presidente do IDV, Flávio Rocha.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)-Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro.Em seguida, estas respostas são ponderadasde acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 57 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

As empresas associadas: Ale Sat, Ammo/Varejo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Decathlon, Dudalina, DPaschoal, Etna, Fnac, Fototica, Grupo Colombo, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Marisol, Netshoes, O Boticário, Óticas Carol, Paquetá, Pague Menos, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Veneto, Walmart e Zelo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira