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21/06/2014 - 05:32

SITA abre caminho para tecnologia iBeacon nos aeroportos


American Airlines se tornou a primeira companhia aérea a utilizar o Registro de Uso Comum Beacon da SITA.

A SITA, líder em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, está abrindo o caminho para as companhias aéreas e aeroportos usarem a tecnologia iBeacon da Apple. Como parte da maior implementação mundial de beacons em um aeroporto, a American Airlines vai se tornar a primeira empresa aérea a utilizar o SITA Common-use Beacon Registry. Esse novo serviço da SITA vai permitir que os passageiros se atualizem e recebam informações importantes em seus dispositivos móveis em aeroportos de toda parte.

A tecnologia iBeacon da Apple é introduzida com o IOS 7, que usa Bluetooth Low Energy e o software Geofencing, a fim de acionar a exibição de informações relevantes sobre localização no momento certo e na situação certa. Com os beacons, as companhias aéreas podem facilmente fornecer direções aos passageiros, tempo de caminhada entre os portões, acesso ao lounge e alertas sobre embarque. Saber onde o passageiro está antes de enviar informações permite uma comunicação mais eficaz.

Jim Peters, diretor de tecnologia da SITA, afirma: “Como trabalhamos com as companhias aéreas em todo o mundo, incluindo American Airlines no Dallas Forth Worth International Aiport (DFW) e São Francisco Internacional (SFO), e outras no Aeroporto Heathrow de Londres (LHR), Aeroporto Internacional de Xangai (SHA) e o Aeroporto de Copenhagen (CPH), vimos muito rapidamente que era necessária uma abordagem da indústria.

Nós lançamos a tecnologia Beacon da SITA para oferecer à indústria um único ponto de contato para uso comum beacons implementado em qualquer aeroporto do mundo. Com ele, aeroportos podem controlar e compartilhar os dados-meta – a exata localização, incluindo informação dos portões, terminais, etc. – e as companhias aéreas e outros parceiros permitem que os passageiros recebam informações precisas e relevantes.”

Os sistemas da SITA são usados em mais de 525 aeroportos no mundo. Assim, a empresa está sempre presente para explicar aos clientes e passageiros a maneira mais eficaz de usar essa nova tecnologia. O programa-piloto no Aeroporto Internacional de Worth Dallas/Fort (DFW) é o maior do mundo em implantação de beacons. A American Airlines planeja lançar o programa para usuários em determinadas rotas e aeroportos da América do Norte.

Phil Easter, diretor de aplicativos de dispositivos móveis da American Airlines, diz: “A tecnologia Beacons fornece uma oportunidade fantástica para aprimorar a experiência do passageiro, mas para isso deve ser implantada de forma consistente em todos os aeroportos. Na American Airlines, estamos trabalhando com a SITA, a fim de utilizar a detecção de localização para melhorar o nosso aplicativo móvel e dar aos nossos passageiros informações precisas. O registro da SITA nos permitirá fornecer a mesma experiência satisfatória para nossos passageiros, fazendo uso do nosso aplicativo em aeroportos, não apenas na América do Norte, como também em toda a nossa rede global.”

O Registro de Uso Comum Beacon da SITA define conjuntos de dados padrão e tipos de beacon a serem posicionados nos portões, lojas ou pontos de check-in. Isso vai permitir que as companhias aéreas e aeroportos compartilhem beacons, visando encontrar informações sobre locais e promovendo serviços personalizados para os passageiros. Uma interface entre aplicativo e programação ou application programming interface (API) está disponível para criadores de aplicativos que desejam utilizar esses beacons para desenvolver aplicativos relacionados a viagens.

Dividir equipamentos entre as empresas aéreas e os aeroportos é um modelo de trabalho comprovado e eficiente. Isso já foi usado em quiosques, terminais de check-in e portões de embarque nos aeroportos mundiais. O Registro de Uso Comum Beacon da SITA vai solucionar o problema de diversas empresas aéreas que querem instalar beacons separados. Vai gerenciar a complexidade de implementação e garantir que os aeroportos possam gerir as emissões de rádio de tal maneira que não perturbem sinais de outra infraestrutura Wi-Fi® existente.

Peters complementa: “Qualquer companhia aérea ou aeroporto que esteja cogitando usar a tecnologia iBeacon precisa pensar no uso comum e conferir o registro. Nós construímos um serviço capaz de remover a complexidade de implantação, que já está sendo usado com sucesso na Ásia, Europa e América. Tanto os criadores do Beacon quanto as companhias aéreas, aeroportos ou os prestadores de serviços em terra podem fazer uso do registro para gerenciar a infraestrutura beacon e acompanhar onde são colocados. Ao mesmo tempo, a API permite que os desenvolvedores de aplicativos usem os beacons para criar novos aplicativos relacionados à viagem.”

.As companhias aéreas, aeroportos e criadores de aplicativos podem ter acesso ao Registro de Uso Comum Beacon da SITA: [https://www.developer.aero/BeaconRegistry].

Perfil - A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muitomais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,57 bilhão, em 2012. [www.sita.aero].

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