Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2014 - 07:06

Exército e Bope fiscalizam novos blindados


Veículos táticos foram adquiridos pelo Governo do Estado e chegaram ao Rio de Janeiro neste sábado.

O Exército e o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) inspecionaram no dia 23 de junho (segunda-feira), os oito veículos táticos blindados para transporte de tropas das forças de segurança estaduais adquiridos pelo Governo do Estado. Os veículos, que desembarcaram no dia 21 de junho (sábado), no Porto do Rio, vão proporcionar mais conforto aos policiais e consolidar a política de pacificação. A previsão é de que os blindados entrem em operação nos próximos dias.

A frota será usada para reequipar três unidades especializadas das polícias Civil e Militar. Os blindados foram fabricados por uma empresa sul-africana, vencedora do pregão internacional realizado pelo Governo do Estado. De acordo com o major do Bope, Maurílio Nunes, os veículos táticos passarão por uma nova inspeção de técnicos da África do Sul antes de entrar em operação.

“A Polícia Militar, a Secretaria de Segurança e a Casa Civil preveem que os blindados entrem em operação ainda esta semana. Os veículos precisam passar por uma nova revisão de engenheiros, técnicos e mecânicos da empresa que fabricou os carros. Isso faz parte do processo de recebimento”, explicou o major.

Do total da frota, quatro veículos serão destinados ao Bope, dois ao BPChoque (Batalhão de Choque) – ambos da Polícia Militar – e dois à Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil. As novas viaturas vão modernizar a segunda geração de blindados das polícias fluminenses, que atualmente contam com seis veículos.

Os novos veículos têm capacidade para transportar 13 policiais. São equipados com sistema de freios ABS, tração nas quatro rodas e sistema de detecção e supressão de incêndio no motor, que pode ser acionado pelos tripulantes. Outro diferencial está na refrigeração interna: o ar-condicionado mantém-se em operação mesmo com o motor do veículo desligado.

A segurança dos policiais também foi reforçada pelo sistema de blindagem, que garante cobertura para toda a tripulação. Os pneus têm capacidade para rodar até 20 quilômetros em caso de avarias. Outro ponto de destaque é o mecanismo hidráulico de desobstrução de vias. Instalado na parte frontal do veículo, o sistema é similar a um para-choque móvel, que possibilita a remoção de obstáculos que sejam colocados no percurso da viatura.

Além de garantir ao blindado a capacidade de transpor e remover obstáculos das vias, o motor a diesel de 6,7 litros também tem certificação ecológica, com classificação de emissão de poluentes Euro 3. Graças ao sistema de câmeras com visão noturna, formado por duas máquinas que funcionam em baixa luminosidade, a tripulação tem visualização externa e pode acompanhar a movimentação ao redor do blindado no display de vigilância instalado na área interna da viatura.

Blindados em teste e treinamento de policiais -A aquisição da nova frota de blindados e o período de avaliação foram acompanhados por uma equipe técnica, formada por policiais, engenheiros, mecânicos e projetistas. Durante os testes de campo, os veículos sofreram adaptações de acordo com as necessidades específicas das polícias Civil e Militar. Entre os itens incluídos, está a instalação de uma torre de observação e de placas de proteção balística na parte inferior do veículo.

Além da realização de testes de campo, um grupo de 12 policiais foi à África do Sul realizar treinamento para conduzir e operar os veículos. De acordo com o tenente-coronel e ex-comandante do Bope, Renê Alonso, esses policiais agora estão montando um treinamento para capacitar outros policiais.

“Esse treinamento vai acontecer nas instalações da Core. Ele consiste em treinamento teórico e instruções práticas durante o período mínimo de três dias. Aproximadamente 20 policias militares serão certificados para conduzir esses veículos, fora os policiais civis”, explicou o tenente-coronel.

O sargento do Bope Ricardo Pinna foi um dos policiais que recebeu o treinamento. Ele conta que foram ensinados a forma de como operar, fazer a manutenção básica e condução.

“Esses novos blindados têm uma tecnologia diferente dos atuais, mas são bem simples de serem operados. Creio que todos terão facilidade para aprender a conduzi-los”, disse o sargento.

Dados técnicos dos blindados: Motor – A diesel, com potência a partir de 158 KW e torque mínimo de 800 Nm |.Sistema de freios – Pneumático com ABS |.Velocidade final – 100 km/h |. Velocidade em estrada sustentada – 80 km/h |. Autonomia de combustível – 600 km | . Garantia de assistência técnica no Rio de Janeiro de 15 anos | Viviane Romero.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira