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25/06/2014 - 09:25

Terminal de Contêineres de Paranaguá inaugura novo cais de atracação, equipamentos e dolphins


Com inauguração, que amplia capacidade operacional do Terminal para 1,5 milhão de TEUs/ano, TCP completa o ciclo de investimentos de aproximadamente R$ 365 milhões.

O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, segundo maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos mais produtivos do Brasil, inaugura no dia 25 de junho (quarta-feira), seu novo cais de atracação. A partir de agora o cais passa de 564 m para 879 m - o que permite ao TCP receber simultaneamente até três dos maiores navios de contêineres que fazem o comércio internacional na América Latina.

Juntamente com o novo píer e seus equipamentos, como portêineres e transtêineres de última geração, o Terminal também inaugura três dolphins para a atracação exclusiva de navios destinados a operação com veículos.

O projeto faz parte de um dos maiores pacotes de investimentos privados do setor portuário no Brasil nos últimos três anos, com cerca de R$ 365 milhões em recursos. Marca a transformação do TCP em um dos mais modernos e completos operadores logísticos do setor portuário brasileiro.

“A ampliação permite aumentar a capacidade do Terminal para 1,5 milhão de TEUs/ano”, afirma Juarez Moraes e Silva, diretor- superintendente do Terminal, acrescentando que a demanda atual é de aproximadamente 800 mil TEUs. “Estamos preparados para o crescimento desse número para atender a demanda pelos próximos 10 anos”.

Moraes e Silva destaca, ainda, a redução de custos para a cadeia produtiva por meio de ganhos de produtividade e escala. “Em 2012, nossa movimentação média era de 38 mhp (movimentos por hora/navio) e em 2013 subiu para 85 mph, o que nos coloca no topo do ranking entre os terminais de contêineres em portos públicos e terminais privados no país, e em linha com os melhores terminais no mundo”, conclui.

A inauguração conta com a presença confirmada de autoridades federais, estaduais e municipais, representantes da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e da Capitania dos Portos, bem como da diretoria e acionistas do TCP.

Investimentos - A construção do novo cais de atracação do TCP faz parte de um amplo projeto de expansão e modernização do Terminal, que vem sendo colocado em prática nos últimos três anos. Em 2011 o TCP, que até então tinha capacidade de movimentação de 800 mil TEUs/ano, investiu R$ 51 milhões em novos equipamentos que entraram em operação em março de 2012, com dois portêineres Post Panamax da marca Liebherr, seis transtêineres e nove caminhões.

Os investimentos foram intensificados a partir de 2012, com as obras de ampliação do cais de atracação, ao custo de R$ 160 milhões. No primeiro semestre de 2014 foram adquiridos os quatro novos porteinêres e dez transteinêres que somados consumiram aproximadamente R$ 110 milhões.

Além disso, TCP também investiu fortemente em uma série de projetos de melhoria contínua, como programas de treinamento e capacitação, tecnologia da informação e sensíveis melhorias na gestão e nos serviços aos clientes.

“Eliminamos as filas de caminhões com a implantação de sistemas de OCR e balanças eletrônicas, com um sistema de agendamento prévio para movimentação de contêineres no pátio e com melhorias no fluxo viário de Paranaguá”, destaca Moraes e Silva.

Por fim o TCP também procurou otimizar seu atendimento, com o faturamento eletrônico, a disponibilização de serviços via internet e a implantação de um SAC para suporte aos clientes, garantindo que 98% dos quatro mil atendimentos mensais feitos pelo TCP sejam realizados em até quatro horas a partir de cada chamada.

Moraes e Silva explica ainda que, para otimizar a infraestrutura e a superestrutura aportadas pelo TCP, tem sido fundamental a dragagem de manutenção do canal, bacia e berços realizada pela Autoridade Portuária – APPA, a qual possibilita aos maiores navios que operam na América Latina manobrar com total segurança e otimização de custos na Baia de Paranaguá.

São aguardados com muita expectativa pelas comunidades Portuária e Marítima, os projetos de dragagem de aprofundamento e derrocagem de maciços rochosos que estão nos planos da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP) e da APPA para início de execução ainda neste ano.

TCP - Segundo maior terminal de contêineres da América do Sul em movimentação de cargas, o TCP foi criado em 1998, quando se tornou concessionário do terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, após vencer a licitação realizada pelo governo do Paraná.

Oferecendo serviços de alta qualidade e buscando continuamente excelência operacional, o TCP é atualmente o terminal de contêineres mais produtivo do Brasil, possibilitando o menor tempo de permanência dos navios no porto.

Após receber um dos maiores pacotes de investimentos privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos (R$ 365 milhões em três anos), o TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m²de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros.

O TCP tem como acionistas o fundo de private equityAdvent International, a Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda., Group Maritim TCB S.L. e Galigrain S.A. [www.tcp.com.br].

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