Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2014 - 10:03

No Dia Mundial de Prevenção de Quedas entre Idosos, Telehelp dá dicas para uma casa mais segura

Quedas são a principal causa de morte acidental nesse público, e podem ter um custo muito oneroso para a pessoa idosa e para o sistema de saúde.

São Paulo – A Telehelp acredita que a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, no Dia Mundial de Prevenção de Quedas entre Idosos [24 de junho], a empresa pioneira em teleassistência no Brasil reforça os alertas sobre a importância em prevenir a ocorrência de quedas em pessoas idosas, e traz dicas que ajudam a evitar esse tipo de acidente dentro de casa.

Segundo a arquiteta Adriana Romeiro de Almeida Prado, gerontóloga, especialista em acessibilidade, e parceira da Telehelp, pequenas ações são grandes aliadas quando se trata de prevenção.

Na entrada da residência, por exemplo, o ideal é providenciar uma iluminação sob a porta. Um olho mágico (até a altura de 1,20m) permite a identificação de quem está querendo entrar e um capacho emborrachado, ou bem fixado no chão, evita escorregões. Aliás, a iluminação é item fundamental para uma casa segura. A boa iluminação em locais de circulação como corredores, escadas, degraus, banheiros e cozinha, e a instalação de interruptores de luz de fácil alcance para facilitar os trajetos, reduzem consideravelmente os riscos de quedas, e isso vale para pessoas de todas as idades.

Na sala e no dormitório, as principais dicas são o uso de poltrona com apoio de cabeça e braços, para descanso e para facilitar os movimentos ao levantar-se e sentar, além de mesinha de cabeceira com abajur, relógio, lanterna e espaço para copo d’água.

Já em áreas molhadas, como os banheiros, é essencial a colocação de pisos antiderrapantes e barras de apoio dentro do box e próximas do vaso sanitário, para dar firmeza e facilitar os movimentos de sentar e levantar da pessoa idosa.

A teleassistência também pode ser grande aliada dos idosos por contribuir para o rápido socorro no caso de emergências dentro e fora de casa. Por isso, a Telehelp, empresa que trouxe a tecnologia para o Brasil, oferece alguns serviços como um painel com botão de emergência remoto, antialérgico e a prova d´água, que permite que o mesmo solicite ajuda em casos de quedas ou emergências ao simples toque de um botão. Câmeras de vídeo que permitem aos familiares dos clientes acessarem de qualquer lugar - via smart phone, tablet ou computador - as imagens em tempo real da casa do idoso, além de sensor de fogo e fumaça, e até celular com GPS, também podem ser encontrados no portfólio da empresa.

No Reino Unido, o programa 3millionlives mostrou que a teleassistência pode reduzir em até 45% o índice de mortalidade, em 20% o número de entradas em hospitais e, em 14% o tempo de internação hospitalar, já que o pronto socorro contribui para o tempo de recuperação do idoso.

Telehelp -Pioneira no setor de teleassistência no Brasil, a companhia oferece o mais moderno sistema do mundo, que permite que o cliente solicite ajuda em casos de quedas ou emergências ao simples toque de um botão. Já utilizado por milhares de pessoas em mais de 19 países, a Telehelp atende 6 mil clientes em 230 cidades e em 20 estados do território nacional. [www.telehelp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira