Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Transporte brasileiro de produtos químicos é modelo para o Chile

O Sassmaq (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), desenvolvido pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), virou referência para a Associação das Indústrias Químicas do Chile. Com base na experiência brasileira, a entidade daquele país vai desenvolver um programa de controle no transporte de produtos químicos perigosos e não-perigosos, visando à redução de riscos nas operações.

No Chile, a multinacional SGS vai usar a expertise adquirida de sua subsidiária brasileira na implementação do programa Sassmaq, que tem elementos do europeu CEFIC (Conselho da Indústria Química Européia). O objetivo é criar um sistema de controle que atenda às exigências de segurança e qualidade para o transporte de produtos químicos chilenas. A SGS do Chile terá exclusividade na operação das avaliações por um ano, período em que deve emitir de 50 a 80 certificados às empresas transportadoras.

Segundo Marcelo Stenzel, diretor da Unidade Industrial da SGS do Brasil, “o Sassmaq está bastante consolidado entre as empresas filiadas à Abiquim devido ao crescente comprometimento da indústria química e dos parceiros com os requisitos de segurança, meio ambiente e qualidade. Este é um dos motivos que levaram a Associação Chilena a adotar um modelo similar ao do programa da Abiquim”.

No Brasil, a SGS é responsável por de mais de 60% dos Termos de Avaliação Sassmaq emitidos desde o início do programa, em 2002. A empresa fez parte do grupo de trabalho que estabeleceu os critérios da avaliação, tendo participado do desenvolvimento do sistema de avaliação desde seus primeiros passos. Ainda segundo Stenzel, "O fator de pressão para que outros países adotem sistemas de avaliação similar para seus transportadores de cargas perigosas é o volume de comércio regional feito por via rodoviária, e a necessidade do estabelecimento de regras comuns, que assegurem requisitos mínimos de segurança e qualidade, aplicáveis para transportadores locais e internacionais".

Perfil da SGS - Presente no país há 68 anos, a SGS do Brasil pertence ao Grupo SGS (Société Générale de Surveillance), líder mundial e pioneiro em serviços de certificações, inspeções, verificações e testes. Com sede na Suíça, a multinacional opera em mais de 142 países com mais de 42 mil empregados, 1.000 escritórios e laboratórios. Fundada em 1878, a SGS é reconhecida mundialmente por sua atuação íntegra e de qualidade. No Brasil, tem mais de 25 escritórios, 16 laboratórios e 1.150 funcionários. Informações: www.br.sgs.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira