Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Cúpula da União Européia considera dificil a expansão do bloco


Os líderes dos 25 países da União Européia (UE) reuniram-se dia 14 de dezembro, em Bruxelas, -reunião de cúpula anual do bloco, que deve adotar regras que dificultam a entrada de novos países no grupo.

Segundo os líderes da União Européia, isso garantiria o tempo necessário para a reforma das principais instituições do bloco. A reforma deverá ser considerada a prioridade da UE.

Os líderes da UE devem aprovar uma proposta para questões como reforma judicial e o combate à corrupção.

A cúpula em Bruxelas ocorre após os ministros das Relações Exteriores da UE terem decidido no dia 11, congelar parcialmente as negociações para a entrada da Turquia no bloco.

A decisão foi tomada após a recusa da Turquia em abrir seus portos aéreos e marítimos ao Chipre, que é membro da UE, em cumprimento a um acordo alfandegário que o país assinou com o bloco no ano passado.

"Problema da Turquia" - O primeiro-ministro da Finlândia, Matti Vanhanen, que preside a cúpula, disse à agência de notícias Reuters que seu objetivo é conseguir um consenso sobre a ampliação do bloco.

“Agora nós podemos ter este debate geral sobre ampliação sem esse problema da Turquia”, disse.

Além da questão da ampliação, a cúpula da UE deve ser palco de um debate duro sobre o poder de veto dos países sobre as políticas judiciais e de imigração.

A Comissão Européia, braço executivo da UE, argumenta que o fim do poder de veto ajudaria no combate contra o terrorismo.

A proposta para o fim do veto, porém, deve ter a oposição de Grã-Bretanha, Alemanha e Holanda. | . Por: BBC Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira