Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2014 - 07:50

Drummond | Private Equity e Venture Capital: investindo no mercado americano

Conheça possibilidades rentáveis e acessíveis para começar a faturar em moeda estrangeira.

Investir em ações, títulos ou fundos mútuos internacionais é ideal para diversificar investimentos, ter mais rentabilidade financeira, escapar da volatilidade da bolsa brasileira, e também para se proteger da variação cambial quando se tem uma família globalizada – por exemplo, um filho que estuda nos EUA. Há muito os investidores brasileiros estão receosos com a bolsa brasileira, e o mercado acionário americano continua em alta. Em Nova York, os principais índices registram alta: Dow Jones subiu 15% este ano, e Nasdaq avançou 13,4%.

Michel de Amorim, executivo da Drummond [www.drummondcpallc.com], empresa referência quando o assunto são trâmites tributários, jurídicos e financeiros entre Brasil e Estados Unidos, aponta que definir metas é o primeiro passo antes de começar a injetar dólares no mercado americano e obter sucesso. “Perguntar ‘para quê eu estou investindo esse dinheiro?’ parece básico e não tão importante, mas é o início do êxito nas operações”, orienta.

Para delimitar objetivos palpáveis a curto, médio e longo prazo, e com menores riscos, Amorim aponta como imprescindível a busca por ajuda profissional. “Muitas pessoas buscam a Drummond com a ideia de investir em imóveis, e desconhecem outros planos de investimento de alto potencial, como o investimento em empresas privadas buscando capital via private equity - que envolve empresas mais maduras, com operações comerciais consolidadas, e, por isso, com serviços e produtos muito bem aceitos pelo mercado, o que possibilita grandes resultados”, aponta o executivo.

Outra opção é investir em empresas de pequeno e médio porte, mas que também já têm estabilidade comercial. Os fundos em venture capital é conhecido por utilizar os recursos para financiar expansões das companhias, e levar o negócio a novos patamares de crescimento. “São empresas inovadoras, muitas vezes nos setores de tecnologia e biotecnologia, e que detêm grande potencial de desenvolvimento”, comenta Amorim.

Saída -O momento certo de saída é um dos pontos mais importantes quando se fala em venture capital e private equity, segundo Michel de Amorim. “Como o principal objetivo desses investidores é obter lucro ao vender suas participações na companhia, estudar o momento de desinvestimento é essencial durante o processo. Vale ressaltar que em muitos casos existem restrições quanto ao período mínimo de investimento”, lembra.

A saída acontece quando o investidor vende suas participações no fundo. Se o crescimento da empresa foi positivo, e o valor das ações subiu, o lucro dos investidores são reais.

Quando há êxito nas operações, uma das opções a se pensar é passar suas participações para outros fundos de capital de risco. Os compradores então podem investir mais recursos na companhia e sustentar novas fases de crescimento, obtendo mais lucros.

“Outra ideia é vender para investidores estratégicos, negociando o investimento e as linhas de serviço da companhia. A possibilidade de saída com uma oferta pública inicial de ações (IPO) também é uma oportunidade viável. Mas tudo depende do perfil do investidor e seus objetivos, por isso a análise de um especialista é tão importante”, completa Amorim.

Michel de Amorim é contador público certificado pelo estado de New Hampshire. Especialista em procedimentos relativos a processos financeiros e contábeis: avaliação e análise de ativos, controladoria, auditoria, planejamento tributário, preço de transferência, preparação para abertura de capital, compilações e comunicação de resultados e recomendações para acionistas, tem vasta experiência no ambiente das Big 4.

Perfil - A Drummond presta serviços de consultoria contábil, tributária e legal a empresas brasileiras e americanas. Fundada em 2009 com o objetivo de auxiliar na identificação e capitalização de oportunidades do segmento, hoje a marca conta com know-how para atuar nos mercados dos Estados Unidos e do Brasil com a eficiência de profissionais certificados e familiarizados nos dois países. A Drummond atua para que barreiras culturais, questões legais, contábeis e enquadramentos fiscais dos países não sejam impedimentos para realizações de negócios de sucesso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira