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26/06/2014 - 08:09

O jeito bluebox de fazer marketing para estabelecimentos

A bluebox tem como um de seus focos o varejo de alimentação, em especial de redes de restaurantes. A agência tem 5 anos de mercado e entre seus clientes estão marcas como Frango Assado, Viena, Wraps, Carl's Jr., Red Lobster e Olive Garden.

A bluebox sempre parte de um trabalho de planejamento que se desdobra em um mix completo de comunicação envolvendo PDV, mídia on e off-line e redes sociais.

A agência, criou uma lista com dicas de marketing e comunicação para pessoas que já estão ou pretendem ingressar no mercado de alimentação.

Pensar no diferencial da marca: a base da comunicação com os clientes deve ser o posicionamento da marca, a transmissão de seus principais benefícios e o que representa seu diferencial competitivo.

Concentração nos detalhes: observar todos os aspectos do mix de marketing (produtos, serviços, preços, merchandising, instalações e equipamentos). Criar checklist e monitorar a performance da operação em sua totalidade.

Pensar em todos os ícones que fazem parte da marca: o cheiro da comida e os sons produzidos no interior do PDV também são ícones. Visualizar o que faz com que os clientes que moram ou trabalham na Zona Sul de São Paulo se desloquem a um restaurante da zona norte e quais são os ícones exclusivos.

Tratar bem os embaixadores da marca: Treinar bem os funcionários, para eles saberem o posicionamento da marca. Os contratados precisam saber descrever o cardápio detalhadamente, para sugerir pratos, bebidas, sobremesas e ter atitude positiva para se comunicar adequadamente.

Ter intimidade com clientes: saber o que os clientes querem, como se comportam e quais suas expectativas. Estar disposto a fazer algo diferente para os clientes. Observar e se inspirar no que fazem as padarias: um cliente chega e pede um café com leite no copo (americano), bem escuro, e um sanduíche de queijo minas quente na canoa (pão sem miolo); outro pede uma média morna, um copo de suco de laranja pequeno e um pãozinho na chapa; todos são atendidos do jeito que gostam, ou seja, o serviço é customizado para cada cliente.

Perguntas interessantes para aproximação com clientes: O que vai querer hoje? O pão de queijo acabou de sair, aceita? Qual o seu nome?

Eleja o seu “boi de piranha” e comunique com precisão -Escolha um ou mais produtos que servirão para atrair mais clientes para sua marca. Os famosos “bois de piranha” são os produtos vendidos com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo. Prepare materiais de comunicação (displays, cartazes, banners, móbiles etc.) com a imagem do(s) produto(s) e uma chamada atrativa (call to action). Exemplo: Imperdível! Filé com fritas por R$ 9,90.

Encare o PDV como mídia -Transforme produtos e acessórios em mídias valiosas e eficientes. O cardápio é um veículo de comunicação, assim como podem ser os guardanapos, as embalagens dos produtos e os veículos da frota. E como são mídias de sua propriedade você não precisa pagar nada pela veiculação.

Conte sempre as novidades -Tem alguma novidade no cardápio, no serviço, nas instalações? Os clientes estão sempre em busca de novidades. Portanto, comunique cada novidade para os clientes, chame a atenção deles e peça que avaliem, opinem, deem sugestões.

Considere também que a novidade possibilita a perenidade do negócio. Ou seja, precisamos constantemente reinventar o negócio para que ele continue crescendo. Pense em Coca-Cola, McDonald’s, Madonna, Nike, Apple, que estão sempre se reinventando.

Auto elogie o produto, o serviço, os funcionários: Pret A Manger – rede inglesa de restaurantes – faz isso o tempo todo. “Gente boa fazendo comida boa”, “Artesanalmente feito hoje”, “A melhor invasão inglesa depois dos Beatles”, são algumas das chamadas usadas em peças criadas especialmente para o PDV e que estimulam as atitudes e decisões dos clientes.

Márcio conclui que o empresário do setor de alimentação tem uma visão muito pragmática do negócio e não percebe quando está fazendo marketing e comunicação.

Bluebox - Fundada em 2009 pelos sócios Augusto Trigueirinho, Eduardo Salles, Luis Meira e Marcio Martinelli, a bluebox sustenta seus trabalhos em um posicionamento batizado por C.A.R.E. (Criatividade, Atendimento, Rapidez e Envolvimento). Em seu portfólio de clientes estão IMC (International Meal Company – grupo detentor de redes de restaurantes como Viena, Frango Assado, Wraps, Carl's Jr., Red Lobster e Olive Garden –, Whirlpool, ANDEF, ABTCP, Abigraf e Dynamis.

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