Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2014 - 08:43

Instituto Paulo Gontijo lança nova campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a ELA


Com a participação do ator Luciano Zafir, que doou o seu cachê, e da jovem Tamara Ferreira Schütze, paciente de Esclerose Lateral Amiotrófica, campanha tem como objetivo disseminar informações sobre a doença.

O Instituto Paulo Gontijo (IPG) lançou no dia 21 de junho (sábado), Dia Mundial de Luta contra a ELA - Esclerose lateral Amiotrófica, sua nova campanha institucional, que visa disseminar e estimular o diálogo sobre a doença, além de reforçar a importância sobre o tratamento da mesma para que os pacientes tenham mais qualidade de vida. O destaque do filme, que será veiculado em emissoras de televisão e nos cinemas, ficou por conta da participação da jovem Tâmara Ferreira Schütze, 32 anos, paciente de ELA. Além disso, através da Associação Pro-Cura da ELA também foi possível a participação do ator Luciano Szafir, que doou seu cachê.

A Esclerose lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa causada pela morte dos neurônios motores, responsáveis pelo comando da musculatura esquelética, além de informar familiares e pacientes sobre o tratamento para a doença.

“Queremos divulgar cada vez mais informações sobre a doença no Brasil, pois a maioria das pessoas ainda não conhecem a ELA. E informação é fundamental para garantir um diagnóstico mais rápido e mais qualidade de vida aos pacientes”, explica a diretora-executiva do IPG, Silvia Tortorella. Para ela, o lançamento da campanha no dia mundial de combate à doença é simbólico, pois esta luta se faz no dia a dia. “Para os pacientes de ELA todos os dias são importantes”.

“Eu tenho uma caso de ELA na família, por isso fiz questão de participar da Campanha do IPG. O diagnóstico da doença é muito difícil e mesmo a minha família, que é muito informada, nunca tinha ouvido falar na doença. Por isso é importante que ficar atento aos sintomas, pois, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida desta pessoa”, afirma Szafir.

A irmã de Luciano, Alexandra sofre da doença desde 2006. Hoje, ela trabalhava com advocacia criminal gratuita. “É importante que pacientes e familiares conversem muito, pois infelizmente o tempo é curto. Cada caso é um caso. Alguns pacientes têm uma sobrevida maior que os outros, mas é preciso aproveitar cada tempo que se tem. Como a Tâmara falou na gravação da campanha, não interessa quanto tempo se tem de vida, mas a intensidade em que se vai viver este tempo”, acrescenta o ator, referindo-se a Tâmara Ferreira Schütze, 32 anos, portadora de ELA que também participa da campanha.

Segundo a diretora-executiva do IPG, Silvia Tortorella, foi exatamente por isso que o Instituto optou pela participação do ator na campanha, pois além de apoiar a causa, é uma pessoa que ajuda na divulgação da doença. “A importância vem em cima da disseminação de informação e conhecimento da ELA no nosso país, alem de divulgarmos as ações do IPG”, explica.

Natural de Balneário Gaivota, Santa Catarina, Tâmara foi diagnosticada em junho de 2011, no dia do seu aniversário de 30 anos. “Fiquei muito feliz quando soube que protagonizaria a campanha ao lado do Luciano, pois quando recebi o diagnóstico, uma das primeiras orientações sobre a doença, recebi de sua irmã (Alexandra Szafir), que também tem ELA. O Luciano teve paciência com relação as minhas dificuldades – como o cansaço - e me ajudou durante a gravação. Acredito que o apoio dele, vai chamar muita a atenção”, explica.

Tamara ainda acrescenta que a repercussão nacional é importante para doenças raras como a ELA, que são de difícil diagnóstico e, apresentam custo elevado de tratamento. “Quanto mais pessoas tiverem acesso às informações com relação a doença, mais rápido chegarão ao diagnóstico e tratamento, e isso é imprescindível para sobrevida e qualidade de vida da pessoa com ELA”, afirma.

“Estamos trabalhando muito e cada dia estamos mais focados no incentivo das pesquisas cientificas e na capacitação profissional. Além do aprimoramento de centros de atendimento e diagnostico para a ELA”, conclui Silvia.

A campanha foi desenvolvida pela agência A Cabana Filmes e contou com a participação de diversos outros parceiros.

Perfil - O Instituto Paulo Gontijo é uma instituição idealizada pelo físico e engenheiro Paulo Gontijo e está sob o comando de sua filha Marcela Gontijo e equipe. Tem o objetivo de fomentar os estudos da ciência e contribuir com a humanidade no desenvolvimento de informações e o conhecimento na área da saúde. O IPG incentiva os estudos sobre a ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica, no campo do de diagnóstico, genética, tratamento e epidemiologia. Desde 2007, estimula jovens pesquisadores na busca pela inovação das pesquisas por meio do Prêmio PG de Medicina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira