Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2007 - 08:44

Rio de Janeiro elege três finalistas para o Campeonato Brasileiro de Baristas

O Rio de Janeiro já escolheu os três finalistas para a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Baristas, que acontecerá na segunda semana de fevereiro, em São Paulo. A etapa regional carioca, realizada entre os dias 17 e 18 de dezembro no Canequinho Café, foi a última das seis classificações para o concurso nacional.

O primeiro lugar ficou com o barista Léo Moço, da cafeteria Grão em Grão, que acumula o bicampeonato e disputará pela terceira vez a competição brasileira. A segunda colocada foi Ana Paula, da cafeteria Blends; e o terceiro finalista foi Léo Carvalho, da Casa do Barista. As etapas regionais e o torneio nacional são organizados pela ACBB – Associação Campeonato Brasileiro de Barista. No Rio, o evento teve apoio da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, do Café Florença e da Coffee Mix.

A etapa reuniu 13 competidores que foram avaliados por um júri especializado formado por Marcos Suplicy (Suplicy Cafés/SP), Gelma Franco (Il Café/SP), Clóvis Althaus (Café do Mercado/RS), Cristiane Monteiro e Mônica Pinto (ABIC). A comissão julgadora também contou com a participação de convidados como a chef Roberta Ciasca (Miam Miam), as jornalistas Luciana Froés (O Globo) e Juliana Dias (Malagueta Comunicação) e a editora Adriana Degmont (Senac Rio). O júri técnico foi formado por Pedro Lisboa (Café Cristina/DF) e outros, além do professor e barista Emílio Rodrigues, da Casa do Barista, monitorou as apresentações.

Os participantes demonstraram em 15 minutos suas habilidades em preparar espresso, capuccino e um drink (não alcoólico) de criação própria, além de serem avaliados pela performance e entusiasmo para trabalhar com o café. Na disputa nacional estão representantes de São Paulo, Minas Gerais, do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Centro-Oeste e Rio de Janeiro, que elegerá um candidato para a competição mundial, em Kopenhagen, na Dinamarca, de 19 a 22 de junho de 2008.

Para Gelma Franco, da IL Café, o campeonato incentiva a profissionalização do setor e também deve estimular o consumidor a buscar mais qualidade na xícara de café. O Rio de Janeiro é o terceiro maior Estado consumidor da bebida, com a média de 80 litros por habitante/ano. A média brasileira de consumo em 2007 é de mais de 17 milhões de sacas, o que faz do país ser o segundo maior mercado consumidor do mundo, superado apenas pelos Estados Unidos. A meta da ABIC para 2010, no entanto, é chegar a 21 milhões de sacas, passando o Brasil a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial.| Por: www.malaguetacomunicacao.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira