Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2014 - 09:05

O equívoco de se licitar obra sem projeto

O processo de construção de uma obra requer análise de cálculos e riscos, detalhamento estrutural, dentre outros fatores que fazem a diferença no produto final da obra. Diante disso, é preciso valorizar, antes de tudo, a criação de um projeto a fim de planejar custos, tempo e exploração de recursos ao construir.

A falta de planejamento antes de licitações é uma das causas de problemas como o ocorrido na compra da Refinaria Pasadena, no Texas, Estados Unidos e a obra da Refinaria Abreu e Lima. Na rotina da execução um empreendimento estudos e projetos de engenharia devem ser previamente contratados, elaborados e aprovados por todos envolvidos no empreendimento – contratante e os órgãos públicos.

“O melhor antídoto para problemas nos investimentos públicos e privados é a existência de um bom projeto, com estudos completos e bem detalhados, aprovados em todas as instâncias”, afirma Mauro Ribeiro Viegas Filho, ABCE ­ Associação Brasileira de Consultores de Engenharia.

ABCE ­ Associação Brasileira de Consultores de Engenharia: fundada há quase 50 anos, a ABCE­ - Associação Brasileira de Consultores de Engenharia - reúne as mais importantes empresas brasileiras de Consultoria de Engenharia atuante nos mais variados setores.

Com o objetivo de promover a valorização do setor estratégico da engenharia brasileira, a ABCE orienta os investidores que precisam do seu know-how, mantendo contato estreito com quem contrata os serviços das consultoras, clientes públicos ou privados, orientando sobre as práticas mais adequadas de seleção e contratação da empresa. Seguindo esse objetivo, a Associação também apoia programas que visem ao desenvolvimento tecnológico das empresas e atua no aperfeiçoamento das leis que regem o exercício da Consultoria e as licitações e contratos do setor público.

“A ABCE surgiu da necessidade de as empresas de Consultoria de Engenharia contarem com o apoio institucional de uma organização capacitada técnica e administrativamente para o seu relacionamento com clientes e governos, assegurando tratamento correto para este setor de Engenharia com todas as suas peculiaridades e sua importância estratégica”, explica o presidente Mauro Ribeiro Viegas Filho.

Além da consultoria, a ABCE promove intercâmbio de experiências através de estudos e encontros técnicos, desenvolvendo um intenso trabalho para difundir a capacidade das empresas brasileiras. A Associação ainda publica manuais sobre legislação, orçamento, editais e contratos, úteis para quem oferece ou precisa de Consultoria.

Atuante no mercado internacional, a ABCE é associada à FIDIC Fédéracion Internationale des Ingenieurs-Conseils, que congrega as entidades de 80 países, e da FEPAC Panamerican Federation of Consultants, que incorpora as Associações Nacionais de Consultores dos países das Américas. [www.abceconsultoria.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira