Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2007 - 08:51

Mercado livre mantém economia de 30% no preço da energia

Enquanto o custo médio da energia para o mercado livre em setembro foi de R$ 148,18/MWh, para o cativo esse valor chegou a R$ 210,65 MWh. Pelo segundo mês consecutivo, os consumidores livres tiveram uma economia de 30% em relação aos cativos. Os dados são do levantamento realizado pela Comerc Comercializadora, um dos maiores traders de energia do País, com base em 104 unidades consumidoras espalhadas no Brasil, que representam cerca de 10% do total do mercado livre, e nos preços praticados pelas distribuidoras de energia.

O consumo total registrado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em setembro foi de 49.3 GW médios. O mercado livre foi responsável pelo consumo de aproximadamente 9 GW médios (18,18%).

A justificativa para a grande diferença dos valores está nos preços competitivos da energia contratada a longo prazo pelos consumidores livres, bem como no modelo de gestão energética adotado pelas comercializadoras independentes, que contempla ferramentas como flexibilidade mensal e sazonalização anual dos montantes contratados. “O preço spot elevado em setembro foi benéfico para os consumidores livres que estão contratados a por grandes períodos de tempo e que negociaram cláusulas de flexibilidade em seus contratos” afirma Marcelo Parodi, co-presidente da Comerc Comercializadora.

O que é o mercado livre de energia - O mercado livre de energia foi criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, com a Lei 9.074. Ao criar esse mercado, o objetivo do governo foi estimular a livre concorrência e, com isso, proporcionar a redução dos custos com energia elétrica, ao estimular a maior competitividade das empresas brasileiras. Atualmente, há cerca de 676 empresas usufruindo os benefícios do mercado livre, totalizando aproximadamente 1.000 unidades industriais.

No mercado livre de energia, o consumidor pode escolher o seu fornecedor de energia elétrica em toda a extensão do Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme sua conveniência, bem como o melhor preço ofertado pelos geradores ou agentes comercializadores.

Atualmente existem dois tipos de consumidor no mercado livre: .Consumidor Livre Convencional | .Apresenta demanda igual ou superior a 3,0 MW | . Pode negociar e adquirir energia de qualquer fonte de geração | . Consumidor Livre Especial | . Apresenta demanda igual ou superior a 0,5 MW (individual ou somatório de diferentes unidades) | . Pode negociar e adquirir somente energia gerada por fontes alternativas (hidrelétrica de pequeno porte, termelétrica movida à biomassa, energia eólica.)

Perfil da Comerc - A Comerc Comercializadora é uma das maiores comercializadoras independentes de energia elétrica do País. Fundada em 2001, a empresa é membro da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – e agente comercializador autorizado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

A empresa atua nos seguintes segmentos - Compra e venda de energia elétrica, sempre visando as melhores condições para os seus clientes, seja a curto, médio ou longo prazo, a preços fixos ou variáveis; Formulação de estratégias de posicionamento no mercado de energia e estruturação de produtos sob medida para os clientes, tais como opções, collars, swaps e hedge contra o risco de variação de preço entre sub-mercados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira