Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2014 - 06:11

Sua equipe é um time?

Você já pensou em identificar qual a relação que existe entre a sua equipe de trabalho e um time esportivo? A despeito de haver muita intenção em chamar as equipes de trabalho de times, na verdade se avaliarmos criteriosamente esta relação, ainda teremos muito a aprender com o esporte sobre como transformar a nossa equipe em um time de verdade.

Vejamos qual a relação entre as equipes esportivas e as equipes empresariais.

Regras claras: no esporte é assim: os parâmetros, os fundamentos e as regras são claras e permitem uma maior objetividade na avaliação de desempenho e resultados. No futebol, por exemplo, em qualquer jogo, gol sempre é gol, receber a bola na área em condição de impedimento é impedimento, mão na bola dentro da área é pênalti, segundo cartão amarelo é expulsão e assim por diante. Ou seja, para transformar sua equipe em um time, é fundamental clarificar todas as regras do jogo e tornar as coisas mais objetivas.

Papéis muito bem definidos e suas devidas responsabilidades associadas -Em um time de futebol, os papéis são muito bem definidos e classificados de acordo com suas competências chaves. Cada membro do time tem um papel, um posicionamento e um conjunto de características especiais, que estão alinhadas com as suas competências chaves e suas competências adicionais; dessa forma, o líder do time pode atuar no desenvolvimento dos processos e competências específicas de cada função. Assim, podemos atuar situacionalmente e alocar maior atenção no treinamento das cabeceadas para um centro avante e no treinamento da marcação para um zagueiro

Conceito de competências complementares -Em um time, as competências se complementam. Você nunca verá um time de voleibol com seis levantadores, da mesma forma que nunca verá um time de basquete com cinco pivôs.

E o seu time, é formado por centro avante, zagueiro, meia, volante, lateral esquerdo ou é formado apenas por profissionais que atuam na mesma posição?

Intenso treinamento e feedback -Um time esportivo sabe que um campeonato pode ser decidido em uma final por pênaltis, assim, cada fundamento (competência) é amplamente treinado e os membros do time dedicam grande parte do tempo no desenvolvimento destas competências chaves que poderão fazer a diferença nos resultados. Além do treinamento tático, um time de verdade também atua forte no condicionamento, para que os profissionais estejam mais preparados para o treinamento tático e menos suscetíveis à lesões.

Da mesma forma, um time é cercado pelo feedback, através de manifestações da torcida, notícias em jornais, comentários dos locutores esportivos, além, é claro, de contar com as observações do técnico em tempo real.

Deseja transformar sua equipe em um time? Então avalie quais são as competências chaves, observe o desempenho de cada membro da equipe em relação às competências-chaves, identifique os “gaps” e elabore um plano de treinamento e desenvolvimento que seja suficiente para preencher possíveis lacunas.

Banco de reservas -Todo time que se preza dispõe de um banco de reservas qualificado e apto a entrar em campo sempre que necessário. É responsabilidade do líder da equipe, observar, selecionar e treinar estes profissionais para que reajam rapidamente se necessário.

Coaching – técnico na borda do campo: Coach que é coach atua no estratégico e no tático. Projeta fazer as coisas certas no planejamento e atua taticamente cuidando para que as coisas certas também sejam feitas corretamente, além, é claro, de promover os ajustes e correções de curso sempre que necessário.

Coach que é coach se compremete com as metas, objetivos e desafios dos seus coachees e por isso direciona, ensina, treina, motiva, cobra, projeta passos e ações, estabelece planos e gerencia o progresso dos seus colaboradores.

On The Job Training -Já vi muitas pessoas afirmarem que em partidas de cumprimento de tabela, não há necessidade de muito empenho e planejamento. Errado: as partidas de cumprimento de tabela são excelentes oportunidades para treinar novos esquemas táticos, novos jogadores, novos líderes e promover exercícios e simulações.

O líder de um time sabe que pode aproveitar o conforto destes momentos para testar novas estratégias e adquirir informações valiosas para seu planejamento futuro.

Parâmetros de resultados tangíveis -Todo campeonato possui uma tabela de pontos que é acompanhada de perto por todos os envolvidos. Um time sabe que uma vitória significa “X” pontos e que um empate significa “Y” pontos, por isso, um campeonato é algo bem objetivo. Todo time tem condição de saber exatamente aonde ele se encontra na tabela do campeonato, e esta clareza de resultados facilita o planejamento.

E na sua empresa? Quando é que o seu time ganha pontos? Quando é que ele perde pontos? Como é que ele sabe qual sua classificação na tabela do campeonato?

Quer construir um time? Então estabeleça parâmetros de resultados claros e mais tangíveis.

Oportunidades de crescimento - A maioria dos jogadores de futebol inicia a carreira com um sonho; vestir a camisa da seleção brasileira. Assim como a oportunidade da seleção, muitas oportunidades existem também no futebol internacional e, associadas a estas oportunidades, estão as recompensas.

A pergunta é: Os seus “jogadores” conseguem enxergar oportunidades de crescimento?

Concentração - Certamente você já ouviu dizer que no período que antecede os jogos, é muito comum os times se agruparem na concentração, como forma de reduzir a ansiedade, preparar-se emocionalmente, sintonizar os comportamentos do grupo e sair do turbilhão que o envolve no dia a dia.

Algumas empresas também utilizam técnicas de concentração para o alinhamento dos seus planos e das suas estratégias para o próximo período, é assim que elas conseguem promover maior sintonia entre os membros da equipe e entre os objetivos e planos.

Ou seja, qualquer que seja a sua função, é importante você analisar se está inserido em um simples agrupamento de pessoas ou se, de fato, você atua em um time.

Estamos iniciando o campeonato de 2006 e ainda existem muitas coisaspar a conquistar.

Esta semana reflita sobre isso e Triunfe!

. Por: Scher Soares, é o fundador da Triunfo Consultoria e Treinamento e CEO do Grupo Triunfo. Consultor empresarial sênior para as áreas de performance pessoal,liderança e cultura foi o responsável por grandes projetos de consultoria e treinamento em importantes empresas do Brasil, como Sadia, Telefônica e Citibank. Colunista de diversos veículos de comunicação, é reconhecido por realizar um trabalho sério de conteúdo e abordagem com forte orientação para resultados. Sob seu comando, a agência de publicidade Triunfo Propaganda ganhou o prêmio GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira