Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2007 - 08:59

Setor alimentício deve crescer 10% em 2007, prevê ABIA

As vendas de final ano devem impulsionar o setor alimentício. Por conta disso, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação revê para cima os índices de crescimento do segmento em 2007. As perspectivas também são boas para 2008.

Com o aquecimento das vendas nessa época de festas de fim de ano, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação – ABIA reviu para cima os índices de crescimento do setor alimentício. A entidade estima que em 2007 serão comercializados R$ 228 bilhões em alimentos industrializados, um crescimento nominal de 9,5% frente à performance de 2006, que foi de R$ 208,4 bilhões. Só de janeiro a novembro de 2007, o faturamento do setor cresceu 4,48% em comparação ao mesmo período de 2006, e as vendas reais tiveram um incremento de 2,26% (ver quadro).

“O setor alimentício contribui sobremaneira para o desenvolvimento sustentado do Brasil, pois é a segunda indústria de transformação do País, atrás apenas do setor petroquímico. Apesar de existirem desafios a serem vencidos, há um potencial de aumento também para os próximos anos. Porém, é necessário que cresçam as exportações de artigos com valor agregado, já que há demanda por commodities no mercado internacional”, comenta o presidente da ABIA, Edmundo Klotz.

Atualmente, o nível de ocupação da capacidade instalada da indústria de alimentos no Brasil é de 76%, ou seja, a ociosidade é de 24%. Em 2006, a indústria de alimentos empregava 1,3 milhão de pessoas. Em 2007 (até novembro), houve um aumento de 55 mil postos de trabalho. E o salário médio real cresceu 4,6%.

Para 2008, as previsões também são otimistas. De acordo com estimativas do Departamento de Economia e Estatística da ABIA, com a melhoria de safra agrícola, deverá haver um crescimento entre 4,5% e 5% na produção de alimentos.

Perfil da ABIA - Fundada em 1964, quando foi declarada Órgão Técnico e Consultivo do Poder Público, a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) reúne atualmente cerca de 200 empresas associadas, além de entidades de classe que, juntas, representam aproximadamente 70% da produção física nacional. Considerada referência para os contatos entre o Poder Público e a indústria alimentícia, é freqüentemente consultada para prover o governo com estatísticas, assim como pelos órgãos de Saúde Pública por meio dos serviços do Departamento Técnico. A ABIA empreende dinâmica atuação política junto aos escalões superiores do governo e do poder legislativo, com o intuito de antecipar soluções para os problemas potenciais da indústria de alimentos em prol da defesa do interesse da sociedade. || www.abia.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira